Ao avistar cartazes com a frase “estamos em greve” durante seu discurso em uma agenda oficial neste sábado (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que os servidores “têm o direito de protestar” e assegurou que o governo “sabe lidar com as contradições”.
“Que bom que vocês podem vir a um comício do Lula e levantar um cartaz dizendo que estão em greve”, disse o presidente, durante a inauguração de obras viárias em Guarulhos, na Grande São Paulo.
VEJA MAIS:
Lula afirma que ficou ‘nervoso’ com preço do arroz a R$ 36
Durante evento, o presidente destacou medidas do governo para garantir o abastecimento e enfrentar impactos das enchestes no Rio Grande do Sul
[[(standard.Article) Universidades e institutos federais de ensino superior mantêm greve]]
Lula continuou seu discurso afirmando que “há pouco tempo atrás” – sem especificar o período exato – estudantes, professores e reitores de universidades não podiam “se manifestar”, “reivindicar” ou “reclamar”.
“E o governo não estava disposto a negociar”, adicionou. “Mas, agora, não: vocês têm o direito de protestar, de levantar cartaz e faixa, porque o nosso governo é democrático e sabe lidar com as diferenças e as contradições”, concluiu.
Lula também ressaltou a importância de garantir o direito democrático das pessoas de lutarem, reivindicarem e chegarem a um acordo no momento certo.
Os cartazes de greve apareceram no evento em Guarulhos em meio a paralisações de servidores e professores de universidades e institutos federais, que já duram mais de um mês.
O governo Lula, através do Ministério da Gestão e Inovação, ofereceu aos grevistas uma proposta de reajuste a partir de 2025, o que não satisfaz os servidores, que exigem um aumento salarial ainda este ano.
Fonte: O Liberal