Henrique Marques é eleito o melhor do mundo no taekwondo em 2025, campeão mundial e primeiro brasileiro premiado

Henrique Marques, campeão mundial em Wuxi, recebeu o troféu da World Taekwondo em Fujairah, ele foi reconhecido como o melhor atleta masculino do taekwondo na temporada de 2025 Henrique Marques foi eleito o melhor atleta masculino do mundo no taekwondo[…]

Henrique Marques é eleito o melhor do mundo no taekwondo em 2025, campeão mundial e primeiro brasileiro premiado
Ver Resumo

Henrique Marques, campeão mundial em Wuxi, recebeu o troféu da World Taekwondo em Fujairah, ele foi reconhecido como o melhor atleta masculino do taekwondo na temporada de 2025

Henrique Marques foi eleito o melhor atleta masculino do mundo no taekwondo na temporada de 2025, prêmio entregue pela Federação Internacional, a World Taekwondo, durante cerimônia em Fujairah, nos Emirados Árabes Unidos, na segunda-feira, 2.

O atleta de 21 anos, nascido em Itaboraí, região metropolitana do Rio de Janeiro, teve uma temporada de destaque, com seis medalhas conquistadas em 2025, sendo quatro delas de ouro, incluindo o título mundial em Wuxi, na China.

O reconhecimento marcou também uma primeira histórica para o país, pois Marques tornou-se o primeiro brasileiro a ser laureado pela entidade, que criou a premiação há 12 anos, conforme informação divulgada pela Agência Brasil

Trajetória de vitórias em 2025

Ao longo de 2025, Henrique Marques venceu competições importantes e manteve a liderança do ranking após o Mundial em Wuxi, na categoria até 80 quilos masculina. Entre as seis medalhas conquistadas no ano, quatro foram de ouro.

Leia também:  Corinthians vence Gotham por 1 a 0 e avança à final do Mundial de Clubes Feminino

Além do título inédito no Mundial, ele faturou o ouro no Rio Open, na Presidents Cup em Lima, no Peru, e no Grand Prix em Bangkok, mostrando consistência em torneios de alto nível e garantindo posição de destaque no circuito internacional.

Superação, saúde e retorno ao esporte

A consagração de 2025 veio após um período de recuperação e obstáculos. Em 2023, quando estava prestes a representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, ele foi diagnosticado com arritmia cardíaca durante exame pré-embarque.

Após procedimento cirúrgico, Henrique Marques ficou cinco meses longe dos tatames para se recuperar. O retorno aos treinos permitiu que ele garantisse vaga para a Olimpíada de Paris, em abril, mesmo diante de desafios pessoais e de saúde.

Momentos difíceis antes e durante Paris 2024

Entre a classificação olímpica e o início dos Jogos de Paris, o pai do atleta faleceu. Em meio ao luto, o brasileiro competiu em Paris 2024 e avançou até as quartas de final, antes de ser eliminado.

Essa sequência de superação, perda e retorno ao alto nível esportivo é parte central da narrativa que culminou no reconhecimento internacional recebido em Fujairah.

Leia também:  Supercopa Rei Corinthians: Corinthians vence Flamengo por 2 a 0 e levanta o troféu em Brasília

Significado do prêmio e perspectivas futuras

Ao receber o troféu, Henrique Marques destacou seu percurso pessoal nas redes sociais, escrevendo, “Nem nos meus melhores e maiores sonhos pude imaginar que tudo isso se tornaria realidade, um jovem negro nascido em família pobre e cria de favela. Hoje se tornou e é reconhecido como o melhor do mundo no que faz!”

O prêmio da World Taekwondo, entregue em cerimônia oficial, reafirma a ascensão do atleta no cenário internacional e abre perspectivas para que Henrique Marques mantenha a liderança e busque novas conquistas em 2026 e na preparação para as próximas competições importantes.

[notification-master-subscribe-btn]

Notícias relacionadas

Encontre a notícia que você procura