A polícia peruana prendeu um homem que tentava deixar o país com 320 tarântulas, 110 centopeias e nove formigas-cabo-verde presas ao corpo.
O sul-coreano de 28 anos foi parado no Aeroporto Internacional Jorge Chávez em Lima, no dia 8 de novembro, depois que agentes notaram um volume na área de seu estômago, segundo um comunicado do Serviço Nacional de Silvicultura e Vida Selvagem peruano (SEFOR), publicado no último dia 13.
Uma busca revelou centenas de insetos embalados em sacos herméticos amarrados em seu abdômen, continua o comunicado.
A nota também afirma que o homem viajava para a Coreia do Sul com escala na França, e que o procurador de crimes ambientais do Peru abriu uma investigação.
Acredita-se que os insetos tenham sido retirados da região de Madre de Dios, na Amazônia peruana. Eles estão agora sob os cuidados das autoridades.
As tarântulas são uma espécie ameaçada, explicou Walter Silva, especialista em vida selvagem do SERFOR, no comunicado.
“Todos [os insetos] foram extraídos ilegalmente e fazem parte do tráfico ilegal de vida selvagem, que vale milhões de dólares em todo o mundo”, disse Silva.
O Peru não é o único país na América do Sul a enfrentar problemas com tráfico de vida selvagem.
Em dezembro de 2021, as autoridades da Colômbia apreenderam pelo menos 232 tarântulas, 67 baratas, nove ovos de aranha e um escorpião com nove filhotes, todos escondidos dentro de uma mala no Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá
No mês de setembro daquele ano, as autoridades colombianas confiscaram um carregamento de quase 3.500 barbatanas de tubarão com destino a Hong Kong.
Fonte: CNN Brasil