O deputado federal paraibano Hugo Motta (Republicanos) continua articulando acordos na Câmara dos Deputados para viabilizar sua eleição à presidência da Casa no próximo biênio.
Nessa quarta-feira (06), os partidos PRD e Rede Sustentabilidade anunciaram apoio ao projeto de Motta, que conta com o apoio do atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Nos últimos dias, a Rede Sustentabilidade, PSB, PDT e a federação PSDB-Cidadania também se juntaram à lista de apoiadores do parlamentar paraibano.
Até o momento, 14 dos 20 partidos com representação na Câmara dos Deputados confirmaram aliança com o deputado.
Se contabilizados os parlamentares desses partidos, Hugo Motta soma, até agora, 385 votos. Para vencer, o candidato à sucessão de Lira precisa de pelo menos 257 votos. A votação é secreta.
Motta negocia para formar um amplo bloco de apoio à própria candidatura, como fez Lira na última eleição. Por ora, o PSD decidiu manter a candidatura de Antonio Brito (BA). O União Brasil, apesar de ter afinado o apoio a Motta internamente, ainda negocia cargos e mantém o nome de Elmar Nascimento (BA) na disputa.
As eleições internas no Congresso serão realizadas em fevereiro do próximo ano, mas as definições de apoio costumam ser antecipadas e envolvem a divisão de cargos da Mesa Diretora, de comissões e as relatorias do Orçamento.
Fonte: Paraiba em Pauta