Igrejas da Grande Belém criam rede solidária de hospedagem para visitantes da COP 30

Igrejas da Grande Belém criam rede solidária de hospedagem para visitantes da COP 30

Igrejas de diferentes denominações da Grande Belém lançaram a Rede de Hospitalidade com Propósito, uma plataforma digital criada para oferecer hospedagem solidária aos visitantes esperados para a COP 30, que será realizada em novembro deste ano, em Belém. A iniciativa busca ser uma alternativa aos altos preços cobrados pelo setor hoteleiro durante o período do evento.

A rede funciona por meio do cadastro de residências e espaços religiosos dispostos a acolher visitantes, de forma gratuita ou com valores simbólicos. A prática é inspirada na tradição do Círio de Nazaré, quando famílias paraenses costumam hospedar peregrinos.

O site da plataforma, que passou a receber cadastros na última segunda-feira (1º), permite que interessados se inscrevam para oferecer casa, quarto ou até mesmo sítio. Também há espaço para que visitantes busquem acomodações disponíveis.

Meta é oferecer 3 mil leitos

Segundo os organizadores, a meta é disponibilizar cerca de 3 mil leitos em até 45 dias. Antes mesmo do lançamento, já havia sinalização de aproximadamente 800 leitos. Um levantamento está em andamento para consolidar os números.

Para Andréa Cunha, coordenadora de relacionamento da Rede, o projeto tem como objetivo criar conexões e resgatar o espírito solidário dos paraenses.

“No Círio a gente vê o povo mais acolhedor e solidário. Por que não replicar isso na COP 30? No Círio, recebemos amigos de amigos, parentes de conhecidos. Queremos trazer essa mesma experiência para a COP”, afirmou.

Igrejas adaptam espaços para acolher visitantes

Uma das igrejas participantes, localizada no bairro da Sacramenta, está realizando reformas para transformar o espaço em hospedagem, oferecendo acomodações coletivas e individuais totalmente gratuitas, com capacidade para 250 pessoas.

O pastor Maxwell Barros, líder da congregação, destacou que a ideia é ajudar estudantes e pessoas interessadas no tema ambiental que não têm condições de arcar com altos custos de hospedagem.

“Imagina um estudante que já faz um esforço para vir e ainda tem que pagar hospedagem? Não dá! Nosso objetivo é ceder espaço gratuito para esse público”, explicou.

Segundo Barros, cerca de 33% da população paraense é evangélica, e esse número pode ajudar a suprir a carência de leitos na cidade.

“Se 10% dessas pessoas acolherem pelo menos uma pessoa em casa, vamos avançar bastante nessa questão”, disse.

Solidariedade como missão cristã

Para Daniel Carvalho, representante da Igreja IBMA, disponibilizar espaços a preços acessíveis ou gratuitamente é parte do compromisso cristão com a solidariedade.

“Temos quadra de vôlei, auditório, tudo será disponibilizado. Acreditamos que nossa missão é ajudar o próximo, então se podemos fazer algo, vamos fazer”, afirmou.

A iniciativa surge em um momento de preocupação com os preços da rede hoteleira, que podem impactar a participação de delegações. Até agora, 61 países confirmaram presença, mas algumas autoridades já anunciaram desistência, como o presidente da Áustria. O governo brasileiro negocia para evitar novas ausências.

Com Informações: Pará News Web

Compartilhe:

PUBLICIDADE

Portal Gurupi
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.