Os interessados em integrar a delegação brasileira na 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém em 2025, têm até o dia 30 de setembro para se inscrever. O credenciamento está disponível exclusivamente pela internet, no Portal Brasil Participativo.
Segundo o governo federal, podem se inscrever instituições e representantes da sociedade civil que desejam acompanhar as negociações oficiais do encontro. Os delegados terão acesso à Zona Azul (Blue Zone), espaço destinado às reuniões técnicas e tratativas entre os países.
Quem pode se inscrever para a COP30
O processo está aberto para quatro grupos de participação:
- Sociedade civil organizada: ONGs, movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais, coletivos, entidades sindicais e instituições acadêmicas;
- Setor privado: empresas, associações e entidades ligadas ao setor produtivo;
- Subnacionais: representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de estados, municípios e do Distrito Federal;
- Povos indígenas: credenciamento conduzido pelo Ministério dos Povos Indígenas (MPI), também pela internet.
Confirmação das credenciais
A validação das inscrições será feita pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). Os aprovados receberão por e-mail as instruções para a retirada das credenciais.
Conteúdo relacionado:
(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s);
js.id = id;
js.src = “//connect.facebook.net/en_US/sdk.js#xfbml=1&version=v2.5”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script', ‘facebook-jssdk'));







