Últimas Notícias
Documentos vazados revelam plano de Israel de atacar o Irã, dizem fontes
Suspeitos de atentado contra prefeito de Taboão podem ser presos nesta semana
Ministro israelense exalta incursão no sul do Líbano: ‘Estamos destruindo o Hezbollah’
Missa deste domingo (20) na sede do grupo O Liberal exalta o ato de servir
VÍDEO: homem corre 10 km vestido de batedor de açaí na Corrida do Círio 2024 e chama atenção
ONU relata ‘pesadelo’ no norte da Faixa de Gaza e pede fim imediato da guerra
Desabamento de passarela nos EUA deixa sete mortos e seis feridos
Furacão Oscar toca o chão nas Bahamas
Em noite para esquecer, paraense Michel Pereira é dominado e perde para norte-americano no UFC
Ônibus tomba após colidir com caminhão estacionado na BR-222, em Abel Figueiredo, sudeste do Pará
Irã nega ter qualquer envolvimento em ataque contra residência de Netanyahu
Círio de Marabá reúne fiéis em romaria pelas ruas da cidade neste domingo
Polícia deflagra segunda fase de operação sobre casos de infecções por HIV no RJ
Agricultor nos EUA descobre 700 moedas da Guerra Civil Americana enterradas em sua casa
Black Friday 2024: preços devem ser monitorados desde outubro, diz economista paraense
Next
Prev

Iraque cancela licença de emissora de TV que chamou líderes de Hamas de ‘terroristas’

Órgão responsável pela decisão atribuiu ao canal uma ‘violação das normas de transmissão de mídia’ por suas ‘repetidas transgressões e ataques aos mártires da resistência contra a entidade sionista ocupante’

EFE/EPA/FURQAN AL-AARAJI
Essa posição é motivada pelo fato de que, ao contrário da maioria dos países árabes e da comunidade internacional, o Iraque não reconhece Israel como um Estado

O Conselho de Comissários da Comissão Iraquiana de Mídia e Comunicações anunciou neste sábado (19) o cancelamento da licença de operação do canal de televisão “MBC” no Iraque, que, em uma reportagem transmitida na noite passada (18), chamou de “terroristas” os líderes do grupo islâmico palestino Hamas mortos por Israel. Em comunicado, reproduzido pela agência de notícias oficial iraquiana “INA”, a comissão ordenou que o órgão executivo da autoridade “cancele a licença de funcionamento concedida” ao canal.

O órgão justificou sua decisão atribuindo ao canal uma “violação das normas de transmissão de mídia” por suas “repetidas transgressões e ataques aos mártires da resistência contra a entidade sionista ocupante”. “Confirmamos a adoção de todas as medidas legais necessárias e a suspensão de sua atividade no Iraque”, anunciou a organização na nota, alegando que essa ação é motivada pelo “dever” que lhe foi confiado pela lei e pela legislação de “regular o setor de mídia, evitar abusos e deter os violadores dos valores nacionais e da moral pública”.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Essa posição é motivada pelo fato de que, ao contrário da maioria dos países árabes e da comunidade internacional, o Iraque não reconhece Israel como um Estado. A decisão foi tomada depois que dezenas de pessoas invadiram a sede da estação de televisão iraquiana “MBC”, no bairro de Al Jamea, no oeste de Bagdá, na manhã do sábado, por causa da transmissão de uma reportagem que consideraram “ofensiva” às “figuras da resistência”, referindo-se ao Hamas, ao grupo xiita libanês Hezbollah e à Resistência Islâmica do Iraque.

Intitulada “O mundo se livrou neste milênio de inúmeras personalidades terroristas que aterrorizaram o mundo e derramaram sangue”, a matéria inflamou dezenas de simpatizantes das organizações mencionadas – que fazem parte da aliança informal Eixo da Resistência liderada pelo Irã – que se reuniram na porta da sede da emissora que acabaram invadindo, de acordo com vídeos compartilhados pela mídia e por usuários de redes sociais. O incidente ocorreu um dia após o assassinato de Yahya Sinwar, o principal líder do Hamas na Faixa de Gaza, por militares israelenses, aumentando a longa lista de líderes do Hamas e do Hezbollah que o Estado judeu eliminou desde o início da guerra, em 7 de outubro de 2023.

*Com informações da EFE
Publicado por Marcelo Bamonte

Fonte: Jovem Pan

DEIXE SEU COMENTÁRIO

LEIA TAMBÉM