O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, recebe em Brasília, nesta quinta-feira (13) às 18h30, ministros do Mercosul, para, entre outros assuntos, debater o combate ao crime organizado na América Latina.
Segundo informações da pasta, os ministros discutirão estratégias domésticas e regionais integradas entre os países do bloco econômico e o intercâmbio de bases de dados e informações para agir contra facções de forma mais ágil e eficiente.
A reunião faz parte das agendas da presidência brasileira do bloco e acontece em meio ao forte debate no Brasil da questão da segurança pública.
Desde a megaoperação contra o CV (Comando Vermelho) nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, no final de outubro, a pauta da segurança se tornou central para os Poderes. A ação policial deixou 121 mortos, sendo quatro policiais, e se tornou a mais letal da história do estado.
Diante da repercussão da operação, o governo federal encaminhou à Câmara dos Deputados um PL (projeto de lei) que busca endurecer a legislação contra organizações criminosas.
O chamado “PL Antifacção” dá base ao que vem sendo tratado como “Marco Legal de Combate ao Crime Organizado“, sob a relatoria do deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP).
O conteúdo da proposta é alvo de uma disputa entre governistas e oposição. Desde sexta-feira (7), quando foi designado relator da matéria, Derrite já apresentou quatro pareceres para o projeto.
Na noite de quarta-feira (12), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), adiou, para a próxima terça-feira (18), a análise do Marco da Segurança em plenário, como pauta única.
Com Informações: CNN Brasil







