Viseu, 02 de fevereiro de 2026

Lula Participa do Encerramento do Encontro Nacional do MST em Salvador com 3 Mil Camponeses

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará presente na solenidade de encerramento do 14º Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), marcado para esta sexta-feira, 23, às 15h, no Parque de Exposições Agropecuárias em Salvador. O[…]

© MST/Divulgação
© MST/Divulgação
Ver Resumo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará presente na solenidade de encerramento do 14º Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), marcado para esta sexta-feira, 23, às 15h, no Parque de Exposições Agropecuárias em Salvador. O evento reunirá aproximadamente 3 mil camponeses de diversas partes do Brasil.

Encontro do MST: um espaço de debate sobre reforma agrária

Durante o encontro, os participantes discutirão os rumos da luta por reforma agrária no Brasil, além de estratégias para defender a produção de alimentos saudáveis e promover o desenvolvimento sustentável no campo. Conforme informação divulgada pelo g1, o MST é um aliado histórico de Lula, mas também tem expressado críticas às ações do governo relacionadas à agricultura familiar.

Críticas do MST ao governo Lula

O movimento apontou que as regularizações de famílias em assentamentos antigos estão inflacionando os números de novos assentamentos, sem, no entanto, aumentar a quantidade de hectares destinados à reforma agrária. “O que o governo Lula tem feito, mais uma vez, são regularizações de famílias em assentamentos antigos, inflando o número de famílias assentadas como se fossem novos lotes”, declarou o MST em um balanço recente.

Leia também:  Lula critica proposta de Trump para nova ONU e defende multilateralismo forte

Situação das famílias sem-terra no Brasil

Atualmente, o MST conta com cerca de 100 mil famílias acampadas, somando 142 mil com outros movimentos populares, todas registradas no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), aguardando a reforma agrária. O governo, no ano anterior, distribuiu 12,2 mil novos lotes em 385 mil hectares para famílias de agricultores sem-terra, como parte do programa Terra da Gente.

Expectativas para o futuro

O programa Terra da Gente tem como meta o assentamento de 295 mil famílias em novas áreas até o final de 2026. Com debates como os promovidos no encontro do MST, espera-se que a reforma agrária ganhe novos rumos, trazendo esperança para milhares de famílias que ainda anseiam por terra.

Notícias relacionadas

Encontre a notícia que você procura