Uma mulher foi presa na noite de domingo (30) após abandonar os três filhos, de 1, 3 e 11 anos, em uma residência localizada no bairro Nova Conquista, na Palmares Sul, zona rural de Parauapebas, sudeste do Pará. A ocorrência foi atendida pela Guarda Municipal, que encontrou as crianças em estado de vulnerabilidade.
VEJA MAIS
Criança pede maconha para enfermeiras após ser abandonada em hospital
Criança foi diagnosticada com meningite e tinha várias feridas na cabeça
Criança é encontrada na rua dormindo em casinha de cachorro
Conselho Tutelar afirma que a mãe já havia falado em desistir da guarda do menino
Segundo os guardas municipais, a criança mais nova estava suja de fezes. Já a menina de 3 anos, diagnosticada com hidrocefalia, apresentava sinais de desnutrição e péssima condição de higiene. A situação envolveu ainda o Conselho Tutelar, que acompanhou toda a ação de resgate das crianças.
Diante das condições em que os menores viviam, a criança de 3 anos foi hospitalizada, a bebê de 1 ano foi encaminhada para acolhimento infantil, e o menino de 11 anos entregue ao pai.
Ainda de acordo com informações da Guarda Municipal ao site Correio de Carajás, a mãe das crianças foi localizada em um bar próximo à casa, consumindo bebida alcoólica e jogando dominó. Ela foi detida e levada para a Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e ao Adolescente (Deaca), onde permanece à disposição da Justiça.
Por nota, a Polícia Civil informou que “a Guarda Municipal apresentou uma suspeita à Delegacia Especializada no Atendimento à Crianças e ao Adolescente (Deaca) de Parauapebas, onde foi presa em flagrante por maus-tratos e abandono de incapaz. As crianças foram encaminhadas para atendimento médico”.
O caso ocorreu menos de uma semana após outro episódio semelhante registrado também em Parauapebas. No último dia 24, uma mulher foi presa após deixar a filha de 6 anos sozinha e trancada dentro de casa, sem qualquer alimento. O caso foi registrado na avenida Brasil, bairro Rio Verde. A criança foi acolhida por órgãos de proteção, e a mãe foi detida pela Polícia Civil e liberada dois dias depois, após pagar fiança de R$ 1.518,00. A investigação segue sob sigilo.
Com Informações: O Liberal