Maior navio da América Latina chega a Belém nesta semana com equipamentos militares para a COP30

Maior navio da América Latina chega a Belém nesta semana com equipamentos militares para a COP30

O Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico, considerado o maior navio de guerra da América Latina, chega ao Porto de Belém na quinta-feira (25). A embarcação desembarca na capital paraense transportando 1.042 militares e 435 toneladas de equipamentos destinados às operações de defesa e logística da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro.

O navio partiu do Rio de Janeiro em 13 de setembro com veículos blindados, helicópteros, armamentos, sensores, mísseis e equipamentos especializados em defesa nuclear, biológica, química e radiológica. O material será utilizado na Operação Atlas, exercício conjunto da Marinha, Exército e Aeronáutica que ocorrerá até dezembro. A embarcação também integra o Comando Conjunto Operacional Marajoara, coordenado pelo Ministério da Defesa para reforçar a segurança da COP30.

Essa será a segunda vez que o NAM Atlântico aporta em Belém. Em 2023, o navio já havia participado da logística da Cúpula da Amazônia.

Estrutura do navio

Com 208 metros de comprimento, equivalente a um prédio de 40 andares, o Atlântico pode acomodar até 1.400 militares. A embarcação é capaz de operar simultaneamente com até 18 aeronaves e foi projetada para controle de áreas marítimas, projeção de poder em operações navais e terrestres, além de missões humanitárias, como apoio em situações de desastres naturais e evacuações.

Construído na década de 1990, o navio foi adquirido pelo Brasil em 2018 junto ao Reino Unido. Sua atuação reafirma o papel estratégico da Marinha em operações de grande porte.

A COP30 em Belém

A COP30 reunirá líderes de Estado, autoridades internacionais, cientistas, jornalistas e representantes da sociedade civil. O evento deve reunir mais de 50 mil participantes de cerca de 190 países, consolidando-se como o maior encontro internacional realizado na Amazônia.

A conferência será um marco nos dez anos do Acordo de Paris, período em que as nações deverão apresentar novas metas de redução de emissões de gases de efeito estufa.

Visitação pública

O NAM Atlântico poderá ser visitado pela população no cais da Ocrim, ao lado do Ver-o-Rio, sempre das 14h às 18h, nas seguintes datas:

  • 27 e 28 de setembro (sábado e domingo)
  • 03 e 04 de outubro (sexta e sábado)

Leia também:

(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s);
js.id = id;
js.src = “//connect.facebook.net/en_US/sdk.js#xfbml=1&version=v2.5”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));


Compartilhe:

PUBLICIDADE

Portal Gurupi
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.