Povos indígenas e ativistas participaram, nesta segunda-feira (17), da Marcha Global Indígena pelo Clima, realizada em Belém durante a programação da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30). A mobilização integrou o calendário do “Dia dos Povos Indígenas na COP30” e reuniu participantes de diferentes regiões do Brasil e de outros países.
A concentração ocorreu às 7h30 em frente à Aldeia COP, estrutura instalada na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA), na Avenida Perimetral. O local abriga cerca de 3 mil indígenas durante a conferência. Daí, o cortejo seguiu até o Bosque Rodrigues Alves, na Travessa Lomas Valentinas, levando o lema: “Não existe justiça climática sem os povos e sem os territórios indígenas.”
Organizada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e entidades parceiras, a marcha teve como objetivo destacar reivindicações relacionadas à política ambiental e territorial. Entre os pontos defendidos estão a demarcação de terras, proteção integral dos territórios, desmatamento zero, suspensão de exploração de combustíveis fósseis e de mineração em áreas tradicionais, além de medidas de proteção a defensores da terra.
Os participantes também solicitaram acesso direto a recursos do financiamento climático e maior participação em decisões estratégicas da COP30. Lideranças de diferentes biomas brasileiros, além de representantes internacionais, reforçaram o pedido pela inclusão de uma Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) Indígena entre os compromissos formais do Brasil.
A marcha contou com a presença de autoridades convidadas, entre elas o presidente da COP30, André Corrêa do Lago; a presidente da Funai, Joenia Wapichana; e as ministras Sonia Guajajara (Povos Indígenas), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) e Margareth Menezes (Cultura). O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, também acompanhou o trajeto.
Conteúdo relacionado:
(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s);
js.id = id;
js.src = “//connect.facebook.net/en_US/sdk.js#xfbml=1&version=v2.5”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));







