Viseu, 02 de fevereiro de 2026

Mercosul busca novos acordos comerciais, afirma Peña

Após assinar um acordo de livre comércio com a União Europeia, o Mercosul, que inclui Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Bolívia, está em busca de novos mercados. Objetivos do Mercosul O presidente do Paraguai, Santiago Peña, destacou que a integração[…]

© REUTERS/Cesar Olmedo/Proibida reprodução
© REUTERS/Cesar Olmedo/Proibida reprodução
Ver Resumo

Após assinar um acordo de livre comércio com a União Europeia, o Mercosul, que inclui Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Bolívia, está em busca de novos mercados.

Objetivos do Mercosul

O presidente do Paraguai, Santiago Peña, destacou que a integração comercial do bloco sul-americano está apenas começando. Ele fez essas declarações após a assinatura do acordo na capital paraguaia, Assunção.

Negociações em Andamento

Peña informou que as negociações com os Emirados Árabes estão progredindo, com um foco especial em mercados asiáticos, considerados estratégicos para o Mercosul.

Mercados Asiáticos e Canadá

Além dos Emirados Árabes, o presidente mencionou que o Mercosul está interessado em acordos com Japão, Coreia do Sul, Indonésia e Vietnã. Também há avanços em um acordo de complementação econômica com o Canadá.

Peña reafirmou a convicção dos países do Mercosul na importância da integração econômica e multilateralismo como caminhos a serem seguidos para fortalecer a rede de parceiros comerciais.

Leia também:  Delcy Rodríguez Rejeita Comandos dos EUA e Defende Política Independente da Venezuela

Notícias relacionadas

Encontre a notícia que você procura