Meta estuda transformar próximo modelo de IA em serviço pago

Após a Austrália, outros países podem banir redes sociais para menores

A Meta está desenvolvendo um novo modelo de Inteligência Artificial, chamado internamente de “Avocado”, que, segundo informações da Bloomberg, poderá ser disponibilizado mediante acesso pago.

Ainda não está claro como esse novo sistema afetará o atual Llama, hoje oferecido gratuitamente em formato open-source. O que se sabe é que o Avocado está sendo criado pelo AI Superintelligence Labs, uma divisão pequena, mas estratégica, liderada por Alexandr Wang e formada por especialistas em IA que a empresa tem atraído de concorrentes como OpenAI e Apple.

Até agora, a Meta tem apostado em manter o Llama de código aberto e sem cobrança. Porém, como as versões mais recentes do modelo não tiveram a recepção esperada entre entusiastas da tecnologia, cresce a expectativa de que o Avocado marque uma mudança na estratégia, com foco em modelos mais avançados e possivelmente monetizados.

A previsão é de que o Avocado seja lançado em algum momento de 2026.

A nova legislação australiana, que impede menores de 16 anos de usarem redes sociais, já inspira debates internacionais. União Europeia, Dinamarca, França, Alemanha, Espanha e países da Ásia avaliam medidas semelhantes para proteger jovens dos efeitos das plataformas digitais.

Notícias ao Minuto | 05:15 – 11/12/2025

Notícias ao Minuto

Compartilhe:

PUBLICIDADE

Portal Gurupi
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.