Operação envolve a compra de 49% das ações ordinárias e 100% das ações preferenciais do banco, totalizando um investimento de R$ 2 bilhões
O Ministério Público do Distrito Federal anunciou a abertura de uma investigação sobre a aquisição de uma participação no Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB). A transação, que ainda aguarda a autorização do Banco Central, levou a Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social a instaurar um inquérito civil, após a aprovação do negócio pelo Conselho do BRB. A operação envolve a compra de 49% das ações ordinárias e 100% das ações preferenciais do Banco Master, totalizando um investimento de R$ 2 bilhões. Essa movimentação financeira gerou uma série de questionamentos na Câmara Legislativa do DF, onde deputados do PT solicitaram a convocação do presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, para prestar esclarecimentos.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Além disso, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado também se manifestou sobre o assunto, aprovando um requerimento que pede informações ao Banco Central a respeito da transação. A preocupação com a transparência do processo é evidente, e os parlamentares buscam entender melhor os detalhes da operação. Além disso, as senadoras Damares Alves (Republicanos) e Leila Barros (PDT) e o senador Izalci Lucas (PL) se reuniram com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, para discutir a operação. Galípolo explicou aos parlamentares como se dá o processo de análise do BC sobre a compra.
*Reportagem produzida com auxílio de IA e Estadão Conteúdo
Publicado por Fernando Dias
Com Informações: Jovem Pan