Acelerar o ganho de massa muscular é a meta de muitos que praticam musculação, especialmente daqueles que fazem exercícios para o controle de peso. Nesse sentido, muitos recorrem ao consumo dos novos whey de caixinha. Mas será que eles são mais eficientes do que o leite proteico?
De acordo com a nutricionista Andreia Galliego, especialista em Nutrição Esportiva, tudo depende do contexto de cada pessoa. Mas, pensando na quantidade de proteínas de cada bebida, sabemos que:
- Leite desnatado convencional (250 ml) possui 81 kcal, 12 g de carboidratos e 8,5 g de proteína;
- Leite proteico (250ml) possui 120 kcal, 11,5 g de carboidratos e 17,5 g de proteína;
- Bebida láctea proteica (250ml) possui 160 kcal, 19 g de carboidratos e 15 g de proteína.
No entanto, conforme a nutricionista, é muito fácil atingir a recomendação proteica ideal da dieta quando se faz as 3 refeições principais do dia. “Caso não seja possível por alguma questão, um bom suplemento proteico pode ajudar”, afirma.
Nesse sentido, a especialista destaca que os suplementos proteicos são produtos destinados a complementar a ingestão de proteínas ao longo do dia. “Portanto, jamais devem substituir uma refeição”, enfatiza.
Isso porque a matriz alimentar deve sempre ser a prioridade. “Caso o indivíduo, por questões de rotina ou contexto de vida, não tenha disponibilidade ao longo do seu dia para consumir a necessidade de proteína adequada, o suplemento pode ser uma opção que será definida e prescrita pelo seu nutricionista”, conclui a profissional.
Fonte: Saúde em Dia