O adolescente que salvou uma praça e virou voz do clima em Belém

Photo of O adolescente que salvou uma praça e virou voz do clima em Belém

João Victor da Silva, conhecido como João do Clima, tem apenas 16 anos, mas já se tornou símbolo de engajamento ambiental em Belém. Morador da Ilha de Caratateua, ele mobilizou vizinhos e conseguiu que um lixão a céu aberto fosse retirado de uma praça da comunidade.

“Esse lixão trazia rato, mosca. Quando chovia, a água levava toda a contaminação para a nascente. O cheiro era horrível”, recorda o adolescente, que agora celebra o resultado: “Hoje a rua é arborizada, sem lixo para contaminar o ambiente”.

O jovem ativista foi convidado a participar da COP30, em Belém, como conselheiro do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Ele pretende usar o espaço para destacar os impactos da crise climática sobre as populações das ilhas e periferias amazônicas.

“A crise climática não é um tema distante. Ela já está afetando a gente no dia a dia”, alerta João, que critica a falta de atenção dos líderes mundiais à juventude. “Essa tempestade atinge todo mundo: tem gente em iate, tem gente em rabeta e tem gente até sem barco.”

(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s);
js.id = id;
js.src = “//connect.facebook.net/en_US/sdk.js#xfbml=1&version=v2.5”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Com Informações: Para Web News

Compartilhe:

PUBLICIDADE

Portal Gurupi
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.