Operação da PC combate criminalidade em ‘pontos críticos’ do bairro da Terra Firme, em Belém

Operação da PC combate criminalidade em ‘pontos críticos’ do bairro da Terra Firme, em Belém

Com o intuito de reduzir a criminalidade em ‘pontos críticos’ do bairro da Terra Firme, em Belém, a Polícia Civil deflagrou a operação “Área Segura”, na noite de quinta-feira (26). A iniciativa reforça a presença policial e a promoção de segurança para a população. Seguindo a PC, a ação teve como base um mapeamento prévio, realizado em conjunto com as equipes locais, para identificar pontos com maior incidência de roubos, homicídios, tráfico de drogas ou outras práticas criminosas.

O levantamento na Terra Firme é feito com base em denúncias, investigações em andamento e ocorrências registradas. Ao todo, 12 bares foram fiscalizados com o apoio de 15 viaturas e um efetivo de 60 policiais civis que atuaram diretamente nas ruas. Durante a ação, uma pessoa foi conduzida à delegacia, onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por consumo de entorpecentes. O homem assinou um Termo de Compromisso de Comparecimento à Justiça, comprometendo-se a se apresentar quando convocado.

Conforme o delegado Daniel Castro, diretor da Polícia Metropolitana, a ação contou com diferentes frentes da Polícia Civil. “A Operação Área Segura foi estruturada de maneira estratégica, visando a identificação e localização de indivíduos com possíveis vínculos a organizações criminosas. As equipes se dirigiram aos pontos previamente mapeados durante as investigações, fortalecendo o enfrentamento à criminalidade e aprimorando o monitoramento dos envolvidos”, destacou.

A Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV) realizou incursões e abordagens em bares, estabelecimentos comerciais e outros espaços de convivência, com o intuito de identificar e coibir possíveis situações de violação de direitos, especialmente contra mulheres, crianças, adolescentes, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“Estamos empenhados em mostrar, na prática, o quanto a segurança da população é prioridade para a nossa instituição. O trabalho conjunto entre as equipes permite que possamos agir de forma rápida, estratégica e próxima da realidade das pessoas, enfrentando os desafios da criminalidade com responsabilidade e eficiência”, ressaltou o delegado-geral da PCPA, Raimundo Benassuly.

A Diretoria de Polícia Administrativa (DPA) ficou responsável pelas fiscalizações voltadas à regularidade dos estabelecimentos, com ênfase na verificação de alvarás de funcionamento e demais exigências legais para o exercício de atividades comerciais, em apoio à segurança pública e ao ordenamento urbano.

De acordo com o delegado-geral adjunto, Temer Kayat, o trabalho vai além da repressão imediata. “É uma operação ampla, voltada também para a prevenção. Coletamos informações que vão subsidiar futuras investigações e ações, sempre com o objetivo de garantir mais segurança à população”, destacou.

Com Informações: O Liberal

Compartilhe:

PUBLICIDADE

Portal Gurupi
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.