Últimas Notícias
Idosa é dopada e roubada durante novena na Igreja do Perpétuo Socorro, em Belém
Indígenas denunciam incêndios na Terra Indígena Alto Rio Guamá, no Pará
Kamala irá implorar para que apoiadores aceitem o resultado da eleição, diz assessoria
Shakhtar Donetsk x Young Boys: onde assistir e escalações do jogo hoje (06/11) pela Champions League
Adolescente simula o próprio sequestro em Cotijuba para extorquir R$ 4 mil do pai
‘O dia amanheceu mais tenso’, diz Haddad sobre vitória de Trump nos Estados Unidos
Tropas são mobilizadas para atuarem em desintrusão na Terra Indígena Munduruku, no sudoeste do Pará
Rogério de Andrade será transferido para Presídio Federal de Campo Grande
Com um mês de ‘atraso’, neve volta ao topo do Monte Fuji
Nintendo tem uma boa notícia para donos do Switch
Cientistas criam células animais capazes de fazer fotossíntese
Série B: Veja como o Paysandu pode se livrar do rebaixamento já na próxima rodada
5 receitas vegetarianas ricas em proteínas para o almoço
Edmundo González parabeniza Trump e defende fortalecimento de relações em ‘benefício ao povo’
Zagueiro do Paysandu encaminha saída do clube e deve acertar com time da Série C, diz site
Next
Prev

A culpa é da tireoide? Como a glândula pode interferir no ganho de peso e gordura

Hoje é comemorado o Dia Internacional da Tireoide (25/05). A glândula produz hormônios essenciais para o funcionamento do organismo e é responsável por funções que muita gente nem imagina. Por isso, a Federação Internacional de Tireoide instituiu a data em 2008 com o objetivo de ajudar na conscientização e entendimento dos distúrbios da glândula. 

Segundo o médico e empresário Stanley Bittar, CEO da Stanley´s Holding, cerca de 1,6 bilhão de pessoas no mundo podem ter algum problema na tireoide. No Brasil, estima-se que aproximadamente 15% da população também tem a glândula em pleno funcionamento.

Hipo e hipertireoidismo

“Existe muita falta de conhecimento sobre o tema. Uma pesquisa realizada em 2020 pelo Instituto YouGov mostrou que somente 24% dos entrevistados sabiam que problemas na tireoide poderiam prejudicar a fertilidade, por exemplo. E quando essa glândula não está funcionando bem, ela pode liberar hormônios em excesso ou em quantidade insuficiente, afetando todo o organismo”, conta o especialista.  

O médico explica que as doenças na glândula são frequentes e que, quando ela deixa de produzir hormônios em quantidade adequada, acontece o hipotireoidismo, que faz com o organismo comece a  funcionar mais lentamente. “Ou seja, o coração bate mais devagar, o intestino fica preso e o crescimento pode ficar comprometido. Além disso, há muita fadiga e fraqueza”, afirma. 

Já quando a produção é excessiva, acontece o hipertireoidismo, quando o corpo começa a funcionar rápido demais: o coração dispara, o intestino pode soltar, e há muita energia, mas também muito cansaço. “Tanto no hipotireoidismo quanto no hipertireoidismo, pode ser que ocorra o aumento no volume da tireoide, chamado bócio”, diz o médico. 

A detecção de problemas na tireoide, segundo Stanley Bittar, envolve a avaliação de sintomas clínicos, exames físicos e testes laboratoriais. “Apesar de não haver nenhuma dieta ou cuidado que possa impedir o aparecimento de distúrbios, é importante estar atento a possíveis alterações no volume da glândula e também aos sintomas do hipotireoidismo e do hipertireoidismo, procurando auxílio médico o quanto antes”, orienta. 

As principais funções da tireoide no organismo

  • Regulação do metabolismo: a tireoide responde pelo funcionamento da temperatura do corpo, ritmo cardíaco e digestão, entre outros.
  • Crescimento e desenvolvimento: os hormônios da tireoide são especialmente importantes durante o crescimento e o desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso. 
  • Manutenção do sistema nervoso central: a função neurológica depende de uma tireoide funcionando bem. “Esses hormônios têm influência sobre o estado de alerta, a memória, a velocidade de reação e a capacidade de concentração das pessoas”, afirma Stanley.
  • Regulação dos ciclos menstruais: uma tireoide que não está regulada pode causar infertilidade, complicações na gravidez e  irregularidades menstruais.
  • Peso corporal: dependendo da produção de hormônios – em excesso ou em falta – é possível ganhar ou perder peso.

Impactos no coração

Além de todos esses fatores citados acima, a tireoide ajuda a regular a frequência cardíaca e a pressão. Portanto, se estiver desregulada pode causar taquicardia, hipertensão e até insuficiência cardíaca. 

Vale acrescentar ainda que tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo podem impactar a saúde do coração. Isso porque o descontrole da tireoide pode causar baixa frequência cardíaca, quando se trata do hipotiroidismo, e arritmia ou insuficiência cardíaca, conectada ao hipertireoidismo.

“O hipertireoidismo acelera as funções vitais do organismo. Nesse caso, o coração responde com taquicardia, podendo apresentar arritmias, como a fibrilação atrial e, em alguns casos, pode desenvolver insuficiência cardíaca por débito elevado de demanda. Em pessoas que já tenham pressão alta, pode ocorrer descontrole da doença”, alerta o cardiologista Cláudio Catharina, do Hospital Icaraí, em Niterói.

Além disso, em pacientes com doença das coronárias, uma disfunção na tireoide pode precipitar angina, complementa o médico.

“O hipotireoidismo também afeta o coração, podendo comprometer sua função e provocar baixa frequência cardíaca e, algumas vezes, até bloqueios avançados da estimulação elétrica do coração. Pode também piorar a doença das coronárias e a insuficiência cardíaca”, alerta o médico. 

Além disso, conforme Cláudio, é muito comum apresentar derrame no pericárdio, a membrana que envolve o coração, por conta do que se chama mixedema, uma infiltração líquida das serosas. “O pericárdio e a pleura são frequentemente acometidos”, explica.

A culpa é da tireoide? Confira mitos e verdades sobre a glândula

Por ter tamanha importância em todo o organismo, agindo como um regulador dos nossos órgãos, é comum acreditar que qualquer disfunção no corpo seja culpa da tireoide. Afinal, seu funcionamento gera muitas dúvidas, e as disfunções causadas pelo mau funcionamento da tireoide ainda são desconhecidas por boa parte da população.

A médica Ana Cristina Belsito, chefe do serviço de Endocrinologia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP-RJ), esclarece os principais mitos e verdades sobre a glândula. Confira:

Mitos

  • Obesidade e cansaço são sempre culpa da tireoide;
  • Criança não tem problema de tireoide;
  • Problemas na tireoide sempre provocam queda de cabelos e unhas fracas;
  • Criança com problema de tireoide não cresce;
  • Todo nódulo na tireoide é câncer.

Verdades

  • Problemas na tireoide alteram o metabolismo;
  • Hipotireoidismo é perigoso na gravidez;
  • Hipotireoidismo causa sono e reduz o desempenho nas atividades físicas;
  • Hipertireoidismo emagrece;
  • Alterações na tireoide podem causar depressão;
  • Hipertireoidismo pode causar quadros psiquiátricos.

Fonte: Saúde em Dia

DEIXE SEU COMENTÁRIO

LEIA TAMBÉM