Últimas Notícias
Exposição exibe capacete que transmite voz de Senna por 'condução óssea'
Mosaico de conservação na Foz do Amazonas gera críticas de senadores e do setor produtivo do Pará
Memphis marca, Corinthians supera susto e bate Athletico para diminuir pressão no Brasileiro
Especialista explica como funciona a manutenção preventiva de árvores
Amantes dos astros e da natureza podem apreciar a super lua por meio de telescópio 
Israel divulga imagens do momento anterior à morte do líder do Hamas
Análise: O que significa a morte do líder do Hamas, Yahya Sinwar?
Achados arqueológicos são encontrados em obras na Marginal Tietê
Homem usa canivete para tentar matar a ex-namorada e um homem
Tuna Luso vence o Sparta e abre vantagem nas oitavas da Copa do Brasil Sub-20
Al Pacino revela arrependimento por ter rejeitado pedido de casamento
Polícia suspeita que mãe envenenou as filhas gêmeas em Igrejinha (RS)
América-MG x Goiás: onde assistir ao vivo e as escalações do jogo de hoje (17/10) pela Série B
TRT-PB elege mulheres para comandar Corte pela primeira vez na história
Em entrevista, presidente da FPF propõe padronização das divisões do Campeonato Paraense; entenda
Next
Prev

Paraíba leva 1º Encontro Internacional de Forró de Raiz para a França em 2025

O Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB), anunciou uma parceria inédita com três instituições francesas para a realização do 1º Encontro Internacional de Forró de Raiz, que acontecerá em setembro de 2025, em Lille, na França. A reunião que selou a parceria ocorreu no Museu de Belas Artes de Lille, contando com a presença de representantes da associação cultural Lille 3000, da equipe do próprio museu e da Câmara Municipal da cidade.

O evento visa promover internacionalmente o forró, uma expressão cultural que é autêntica do Nordeste brasileiro, e será realizado em parceria com a associação cultural Balaio Nordeste. Pedro Santos, secretário de Estado da Cultura da Paraíba, destacou a importância do evento para a valorização da cultura nordestina: “Lille vai ser a capital europeia do forró em 2025”, celebrou.

O Encontro Internacional de Forró integra uma agenda mais ampla da Secult-PB em território francês, que inclui parcerias culturais para a promoção do Ano Brasil-França 2025. “A atual gestão entende a importância de promover a circulação de nossos artistas por outros palcos, para além das divisas paraibanas e das fronteiras brasileiras. E um encontro de forró na França vai fortalecer a nossa cultura, vai disseminar as nossas tradições”, afirmou Pedro Santos.

Com a Paraíba à frente da Câmara Técnica da Cultura do Consórcio Nordeste, o Estado lidera junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) o processo para que o forró seja reconhecido como patrimônio imaterial da humanidade. Nesse contexto, a realização do evento em Lille reforça o movimento de internacionalização do forró como uma identidade artística do Nordeste brasileiro, ganhando visibilidade e reconhecimento global.


Durante a reunião que formalizou a parceria, os representantes franceses reafirmaram seu apoio ao evento. Jean François Chougnet, da associação Lille 3000, Juliete Singer, do Museu de Belas Artes de Lille, e a vereadora Marrie Pierre Bresson, representando o setor cultural da cidade, firmaram compromisso com o projeto e destacaram a importância do intercâmbio cultural para fortalecer laços entre os dois países.

Com a expectativa de atrair artistas paraibanos e nordestinos, o Encontro Internacional de Forró promete transformar Lille em um palco vibrante para a música e a dança nordestina, celebrando o forró e sua rica tradição. A iniciativa se apresenta como uma oportunidade de amplificar as vozes culturais do Nordeste e mostrar ao público europeu a energia e a identidade dessa manifestação cultural genuína.


Fonte: Paraiba em Pauta

DEIXE SEU COMENTÁRIO

LEIA TAMBÉM