Viseu, 02 de fevereiro de 2026

Paralimpíada de Inverno Milão-Cortina, CPB convoca Aline Rocha e Cristian Ribera entre sete atletas

O Comitê Paralímpico Brasileiro anunciou a primeira convocação de atletas para a Paralimpíada de Inverno Milão-Cortina, que tem início em 6 de março, com nomes já confirmados em esqui cross-country e snowboard. Encabeçam a lista os experientes, e medalhistas em[…]

Paralimpíada de Inverno Milão-Cortina, CPB convoca Aline Rocha e Cristian Ribera entre sete atletas
Ver Resumo

O Comitê Paralímpico Brasileiro anunciou a primeira convocação de atletas para a Paralimpíada de Inverno Milão-Cortina, que tem início em 6 de março, com nomes já confirmados em esqui cross-country e snowboard.

Encabeçam a lista os experientes, e medalhistas em mundiais, Cristian Ribera e Aline Rocha, e há estreantes jovens que chegam com resultados em circuitos continentais.

Os convocados atenderam critérios técnicos definidos pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve, e uma segunda chamada promete ampliar a delegação, conforme informação divulgada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Convocados iniciais e expectativa de ampliação

A primeira chamada divulgada nesta terça-feira inclui cinco atletas, entre eles o rondoniense Cristian Ribera e a paranaense Aline Rocha, atuais campeão e vice-campeã mundiais, respectivamente, no esqui cross-country. A lista ainda tem os paulistas Wellington da Silva e Elena Sena, ambos estreantes nos Jogos, e no snowboard o gaúcho André Barbieri.

Os cinco atletas elencados atenderam os critérios pré-estabelecidos pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), em parceria com o CPB. A segunda e última chamada de atletas será em 3 de fevereiro, com mais dois nomes, totalizando sete competidores. É o maior número de representantes do Brasil desde a última edição (Beijing 2022) – na ocasião foram seis.

Leia também:  Remo perde na estreia da Série A para o Vitória, Osorio assume a responsabilidade e aponta falhas

Trajetória de Aline Rocha e Cristian Ribera

Aline Rocha e Cristian Ribera disputarão na Itália a terceira paralimpíada da carreira. A esquiadora foi a primeira brasileira a competir nos Jogos de Inverno, na edição de PyeongChang (Coreia do Sul), em 2018. Quatro anos depois, em Beijing (China), Aline obteve a sétima colocação, melhor resultado até então, na prova longa (15 quilômetros), no esqui cross-country,

Cristian Ribera estreou com apenas 15 anos em PyeongChang 2018, conquistando de cara o sexto lugar, melhor marca do Brasil no esqui cross-country tanto nos Jogos Olímpicos quanto Paralímpicos de Inverno. Em Beijing 2022, Ribera terminou na nona posição.

Snowboard e participação de André Barbieri

No snowboard, o gaúcho André Barbieri representará o país pela segunda vez. Ele debutou em Beijing 2022, onde competiu nas provas de cross e banked slalom, terminando em 13º lugar em ambas.

Estreantes e resultados continentais que embasam a convocação

Prestes a estrear na Paralimpíada de Milão-Cortina, os esquiadores Wellington da Silva, de 19 anos, e Elena Sena, de 22, somaram bons resultados continentais no último ciclo de preparação. Em 2023, Elena foi campeã na prova de sprint da Copa Continental da Noruega, e, na mesma prova, Wellington levou a prata.

Leia também:  São Paulo x Flamengo: Rádio Nacional transmite abertura do Brasileirão 2026 ao vivo

Ambos também brilharam na Copa Continental da Argentina, em Ushuaia. Ele foi ouro e ela prata em quatro provas, sprint, 5km, 10km e 20km, desempenho que ajudou na formação da lista inicial divulgada pelo CPB e pela CBDN.

A expectativa agora é que a convocação final, marcada para 3 de fevereiro, confirme mais dois nomes e feche a delegação brasileira para a Paralimpíada de Inverno Milão-Cortina.

Notícias relacionadas

Encontre a notícia que você procura