Em menos de trinta dias de funcionamento, o Parque da Cidade, em Belém, atingiu a marca de meio milhão de visitantes e consolidou-se como o novo ponto de encontro das famílias paraenses. Considerado a maior intervenção urbana entre as obras preparatórias para a COP 30, o espaço ocupa 500 mil m² e foi projetado com foco em sustentabilidade, lazer, cultura e esporte.
Durante as férias escolares, o parque esteve aberto ao público com uma programação gratuita que incluiu a primeira Colônia de Férias Pública, voltada para crianças, adolescentes e idosos. A estrutura inovadora inclui painéis solares, tratamento natural de água, mais de 2.500 árvores plantadas ou transplantadas e áreas de floresta urbana preservada — elementos que transformam o parque em um modelo de mitigação climática em áreas urbanas.
“O Parque é uma novidade, uma obra imponente, um espaço amplo com muitas opções de lazer. É um local seguro para toda a família e representa um dos grandes legados da COP 30 para a nossa cidade”, afirmou o governador Helder Barbalho.
Um parque sustentável, inteligente e voltado à população
O projeto arquitetônico inclui 14 ambientes para atividades físicas, convivência e relaxamento. Destaques vão desde o skatepark de padrão olímpico — o segundo maior do Brasil — até o parque aquático, playgrounds com piso de pneu reciclado, ciclovias, ecotrilhas, quadras de tênis, campos de futebol, mesas de jogos e academias ao ar livre.
A tecnologia está presente em soluções sustentáveis como o uso de energia solar fotovoltaica, captação e reaproveitamento de água da chuva e os chamados wetlands (jardins filtrantes), que utilizam plantas para purificar a água de forma eficiente, com baixa manutenção e sem geração de resíduos químicos.
Entre as espécies plantadas estão samaumeiras, seringueiras, ipês, mamoranas, bacabeiras, açaizeiros e exemplares raros como o acapu, mogno e cedro, além de 190 mil plantas ornamentais. No total, 83 mil metros quadrados foram gramados, ampliando significativamente a área verde da cidade.
Espaço para todos
Durante as férias, visitantes relataram encantamento com a estrutura e as atividades. A militar Ana Beatriz Bahia elogiou a segurança e o ambiente familiar. “É um parque imenso, com muitas opções. Trouxe minha filha e ela está maravilhada. Belém precisava de um lugar assim”, contou. A família aproveitou o gramado para um piquenique e já planeja voltar com bicicletas.
A qualidade do material dos brinquedos também foi elogiada por outras visitantes, como Letícia, que destacou o cuidado com a segurança das crianças.
Fechamento temporário
O Parque da Cidade permanecerá aberto ao público até o dia 17 de agosto. Após essa data, será fechado para viabilizar a instalação das estruturas da Zona Azul (área diplomática) e da Zona Verde (aberta ao público), que compõem o centro operacional da COP 30 em Belém. O espaço será oficialmente entregue à ONU e ao Governo Federal, permitindo a montagem dos pavilhões, instalação de equipamentos, segurança e demais sistemas previstos para o evento.
Com Informações: Pará News Web