PM desencadeia a Operação Verão Seguro 2025 em Marabá e região

PM desencadeia a Operação Verão Seguro 2025 em Marabá e região

Com reforço do policiamento militar em sete municípios da região de Marabá que contam com praias e balneários, a Operação Verão Seguro 2025 foi oficialmente desencadeada pelo Comando de Policiamento Regional (CPR) II.

O ponto de atenção maior nesse início de mês é o município de Itupiranga, que nesta quinta-feira (3) dá o pontapé na agenda de eventos de veraneio realizando a abertura oficial do “Verão Balança o Lago”, com show do cantor Léo Santana, na Praia do Tiradentes.

Conforme o coronel Gledson Melo dos Santos, comandante do CPR II, essa é a maior operação da Polícia Militar ao longo do ano, quando os esforços são direcionados para os municípios que passam a ter maior movimentação por causa das altas temperaturas associadas ao período das férias de julho.

Leia mais:

“Nós estamos com a operação em andamento e as praias já estão recebendo reforço policial. Dos 12 municípios que fazem parte do CPR II, nós teremos deslocamento de efetivo para sete”, observa, citando Marabá, Itupiranga, São Geraldo do Araguaia, Palestina do Pará, Piçarra, Bom Jesus do Tocantins e Brejo Grande do Araguaia. Destes, quatro terão atenção redobrada porque receberão shows nacionais: Marabá, Palestina, São Geraldo e Itupiranga.

Coronel Gledson: “O reforço maior está sendo através do pagamento das jornadas complementares extraordinárias”/ Fotos: Josseli Carvalho

“São municípios com estratégias de policiamento distintas, cada um com suas peculiaridades. As praias de Bom Jesus, por exemplo, são utilizadas por famílias que acampam, então é necessário um tipo específico de policiamento. Em outros municípios, que têm eventos grandes, é outro tipo de trabalho”, explica Santos. Além do envio de reforços, diz, o comando está se reunindo com o comandante de cada unidade para avaliar como eles serão empregados.

 

LANCHA EM MARABÁ

 

O coronel destaca que Marabá receberá uma guarnição extra, com quatro integrantes e atuação fluvial, que vai utilizar a lancha do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), localizado no Núcleo Nova Marabá, de sexta a domingo. “Eles vão fazer o policiamento especializado nas águas, utilizando essa embarcação”.

Outros municípios com balneários vão receber uma guarnição extra cada aos finais de semana, quando esses destinos são mais procurados.

O reforço, explica Gledson, é realizado principalmente a partir do pagamento de jornadas extraordinárias para militares lotados nas cidades e nos quatro batalhões existentes em Marabá, que trabalharão em períodos de folga. “Nosso reforço maior está sendo por meio da utilização do policial durante a folga e ele está sendo remunerado por trabalhar nesse período”.

 

POLICIAMENTO ORDINÁRIO CONTINUA

 

O comandante garante que a atenção para shows e áreas de balneabilidade não afeta o trabalho rotineiro da Polícia Militar na segurança dos cidadãos. “Nosso policiamento do dia a dia vai permanecer como ocorre durante todo o ano”, diz, afirmando que haverá, inclusive, atenção redobrada do Batalhão de Missões Especiais (BME) e do Batalhão Rural, sediados em Marabá, que poderão atender situações específicas em municípios vizinhos.

A operação de veraneio segue até agosto, quando a Polícia Militar deve modificar a dinâmica e se voltar para operações específicas visando baixar índices de criminalidade na região, o que, lembra, já vem ocorrendo nos últimos anos.

“O estado, como um todo, já baixou os índices. Por exemplo, os homicídios, em comparação entre 2018 e 2024, baixaram em média 50%, com participação da região de Marabá nessa estatística”. Segundo ele, através da diminuição desses índices, a corporação pretende resgatar a sensação de segurança da população.

(Reportagem: Josseli Carvalho)


Compartilhe:

PUBLICIDADE

Portal Gurupi
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.