Viseu, 02 de fevereiro de 2026

Portugal vai às urnas para eleger novo presidente neste domingo, com 11 candidatos na disputa

Os eleitores de Portugal estão convocados para um momento decisivo neste domingo, 18 de dezembro, quando irão às urnas para escolher o sucessor do presidente Marcelo Rebelo de Sousa, que cumpriu dois mandatos de cinco anos. A votação, que teve[…]

© Reuters/Pedro Nunes/Proibida reprodução
© Reuters/Pedro Nunes/Proibida reprodução
Ver Resumo

Os eleitores de Portugal estão convocados para um momento decisivo neste domingo, 18 de dezembro, quando irão às urnas para escolher o sucessor do presidente Marcelo Rebelo de Sousa, que cumpriu dois mandatos de cinco anos. A votação, que teve início às 8h da manhã no horário local, promete ser uma das mais concorridas da história recente do país.

Com o encerramento da votação previsto para às 19h em Portugal Continental e Ilha da Madeira, e às 20h nos Açores, a expectativa é alta. Até o meio-dia, 21% dos eleitores já haviam exercido seu direito de voto, conforme informou a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna. Essas informações foram divulgadas pela RTP.

Eleições com 11 Candidatos e Possibilidade de Segundo Turno

O cenário eleitoral deste ano é notável, pois é a primeira vez que Portugal realiza uma eleição presidencial com 11 candidatos. Caso nenhum deles consiga mais de 50% dos votos, um segundo turno será agendado para o dia 8 de fevereiro. A última vez que uma eleição presidencial em Portugal exigiu um segundo turno foi em 1986, o que torna esta eleição ainda mais significativa.

Leia também:  Sisu 2026: Resultados disponíveis e lista de espera para candidatos

Principais Candidatos

Entre os principais candidatos na corrida presidencial, destacam-se Luís Marques Mendes (PSD), António José Seguro (PS) e André Ventura (Chega). Também estão na disputa José Cotrim de Figueiredo (Iniciativa Liberal) e Henrique Gouveia e Melo (Independente). As sondagens eleitorais têm mostrado uma alta competitividade entre esses nomes.

Posse do Novo Presidente

A posse do próximo presidente da República está marcada para o dia 9 de março, uma tradição que se mantém desde 1986. Com a importância desta eleição, os resultados poderão influenciar significativamente a política portuguesa nos próximos anos.

Notícias relacionadas

Encontre a notícia que você procura