Prefeitura de Belém cobra explicações da Ciclus após incêndio no Lixão do Aurá

Prefeitura de Belém cobra explicações da Ciclus após incêndio no Lixão do Aurá

Um incêndio de grandes proporções foi registrado na área do antigo Lixão do Aurá, em Ananindeua, e tem provocado impactos em vários bairros de Belém. A fumaça intensa, iniciada na noite de terça-feira (10), se espalhou por bairros como Jurunas, Cremação e Curió-Utinga, causando mau cheiro e dificultando a respiração de moradores.

O local onde ocorreu o incêndio, oficialmente desativado, ainda é utilizado de forma irregular, segundo denúncias. Uma das suspeitas é de descarte indevido de lixo hospitalar por parte da empresa Ciclus Amazônia, contratada pela Prefeitura de Belém durante a gestão do ex-prefeito Edmilson Rodrigues. Caçambas da empresa teriam sido vistas despejando resíduos na área.

A Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel) informou que as causas do incêndio estão sob investigação do Corpo de Bombeiros e da Polícia Científica. Em nota, a Sezel declarou que a empresa Ciclus é responsável pela segurança do local, conforme contrato vigente.

A Prefeitura de Belém afirmou que irá cobrar esclarecimentos da empresa e solicitar reforço na segurança e fiscalização da área. A administração municipal também acompanha os desdobramentos da investigação.

CPI para apurar atuação da Ciclus

Paralelamente, a Câmara Municipal de Belém articula a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a atuação da Ciclus Amazônia. A proposta foi apresentada pelo vereador Michell Durans e já conta com o número necessário de assinaturas para ser submetida ao plenário.

A empresa poderá ser responsabilizada por descarte irregular de resíduos, danos ambientais e risco sanitário, especialmente se for comprovado o despejo de lixo hospitalar fora das normas. Em caso de confirmação das irregularidades, a Ciclus pode sofrer sanções administrativas, contratuais e judiciais.

O outro lado

Encaminhamos um e-mail solicitando um posicionamento da empresa sobre a cobrança da prefeitura e o incêndio no Aurá. Aguardamos um retorno.

Conteúdo relacionado:

Com Informações: Para Web News

Compartilhe:

PUBLICIDADE

Portal Gurupi
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.