Prefeitura de Belém remove veículos abandonados das ruas

Prefeitura de Belém remove veículos abandonados das ruas

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel) e da Guarda Municipal de Belém (GMB), iniciou nesta quarta-feira (12) a Operação Carro Velho, com o objetivo de remover veículos abandonados ou em desuso que ocupam áreas de estacionamento público na cidade. No primeiro dia, 14 carros foram retirados das ruas, dando início ao processo de limpeza e organização nas vias da capital.

“São diversas questões envolvidas nessa operação, que vão desde a garantia do direito de ir e vir até a melhoria na mobilidade urbana, a criação de mais vagas de estacionamento rotativo e a desobstrução de frentes de residências ocupadas por veículos abandonados. No que diz respeito ao trânsito, adotaremos tolerância zero para solucionar esses problemas”, afirmou o prefeito Igor Normando, que acompanhou a operação.

Ação estratégica atende a denúncias

Com base em denúncias recebidas pela Ouvidoria, a Segbel realizou um estudo técnico para identificar as áreas da cidade com maior concentração de veículos abandonados. A operação identificou 11 pontos críticos, onde automóveis comprometiam a mobilidade urbana. Um exemplo foi a travessa Mariz e Barros, entre a rua Antônio Everdosa e a avenida Pedro Miranda, onde uma van abandonada dificultava o uso adequado do espaço público.

“Além da Ouvidoria, contamos com o trabalho operacional de nossos agentes, que, durante as rondas, notificam e registram a situação desses carros abandonados. Com base nesses critérios, planejamos a operação para atuar diretamente nos pontos mais críticos e atender a uma demanda antiga da população”, explicou Luciano de Oliveira, titular da Segbel.

A operação também traz benefícios para a saúde pública e a segurança. Veículos abandonados podem promover a proliferação de roedores, insetos e outras pragas, além de servirem como esconderijos para atividades criminosas, representando riscos à população.

Simone Nascimento, agente de portaria escolar e mãe de Wallace Nascimento, que é deficiente físico e utiliza cadeira de rodas, considera a remoção da van estacionada em frente à vila onde mora um avanço importante na acessibilidade.

“Aqui na Mariz e Barros muitas pessoas moram em vilas e não têm garagem. Quando chego com meu filho, que usa cadeira de rodas, não tenho onde estacionar porque a maioria das casas não possui garagem. Agora, com essa remoção, ficou ótimo, pois liberou espaço”, disse.

Guarda Municipal de Belém destacou 20 agentes

A operação de remoção contou com o apoio da Guarda Municipal de Belém, que atuou em conjunto com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob). Vinte agentes da GMB e seis agentes da Semob participaram da operação, utilizando cinco viaturas da Guarda e três da Semob, além de quatro guinchos para a remoção dos veículos.

Participaram da ação os grupamentos Tático (GAT), Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e a Inspetoria do Distrito da Sacramenta (Dasac).

O subcoordenador de divisão da GMB, Carlos Dimitri Cavalcante, destacou: “Para que as pessoas possam se deslocar, o carro de aplicativo precisa parar longe para que elas consigam acessar o transporte. Por isso, esses veículos precisam ser removidos para evitar mais transtornos à população e, principalmente, ao trânsito.”

Proprietários têm 60 dias para resgatar veículo

Após a apreensão, o veículo é encaminhado ao pátio da Semob. O proprietário terá o prazo de 60 dias para retírá-lo, mediante o pagamento das taxas correspondentes. Caso o veículo não seja resgatado dentro desse período, ele poderá ser levado a leilão.

Para solicitar a liberação, é necessário apresentar original e cópia dos documentos do proprietário ou representante legal (neste caso, com procuração particular) e do veículo. Além disso, é obrigatório o pagamento das taxas de remoção e estadia, quitação de multas, se houver, e a regularização do licenciamento do veículo.

Somente em janeiro deste ano, foram registradas 73 reclamações na Ouvidoria da Segbel sobre veículos abandonados. “A Ouvidoria é um canal essencial para que a população possa relatar essas e outras ocorrências, permitindo que direcionemos nossas equipes com eficiência”, afirmou Luciano de Oliveira.

Denúncias para remoção de veículos abandonados podem ser feitas pelo e-mail gabs.semob@cinbesa.com.br ou pelo telefone (91) 98415-4587.

Com Informações: Para Web News

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