Últimas Notícias
Caminhonete naufragada há dois meses é encontrada no Rio Xingu, no Pará
Ucrânia documentou mais de 300 casos de violência sexual das tropas russas
MP oferece denúncia contra PM da reserva que atirou em torcedor do Remo
Ministra da Segurança da Argentina visita maior presídio das Américas no Equador
Chefe da Otan quer armas nucleares de prontidão para se proteger de ofensiva da Rússia
Torneio ‘Amazônia Cup Internacional de Jiu-Jitsu’ reúne 2 mil competidores no Mangueirinho
Vídeo: Mbappé quebra o nariz durante jogo da Eurocopa
Paraense de oito anos celebra aniversário com tema de ‘Jacqueline Brazil’, repórter do tempo da TV Globo; assista
Luciano Huck critica PL do Aborto na TV e cobra Arthur Lira: ‘Criança não é mãe’
Filme live-action de Chico Bento ganha primeiro trailer; assista
Eleições na França: extrema direita lidera pesquisas de inteções de votos com 33%; Macron tem 19%
Ordem para matar PM em Ananindeua partiu de facção, diz PC
Trio é preso em flagrante suspeito de vários arrastões em Parauapebas
Para fazer no frio: receita e benefícios do mingau de aveia proteico
Dois homens matam adolescente após descobrirem que ela estava grávida no Pará
Next
Prev

Prestigiado jornal do Japão pede o cancelamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Parceiro oficial dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, adiados em um ano por causa da pandemia do novo coronavírus, o jornal japonês Asahi Shimbun pediu o cancelamento da Olimpíada em um editorial publicado nesta quarta-feira. O periódico, um dos mais prestigiados do país, citou riscos à segurança pública e ao sistema de saúde devido ao surto global da covid-19, que já deixou 12.394 mortos no Japão.

Pesquisas de opinião recentes mostraram que a maioria dos japoneses se opõe à realização dos Jogos Olímpicos este ano, dado que o evento esportivo levaria milhares de estrangeiros a um país onde pouco mais de 5% da população está vacinada. A lista de organizações e pessoas que protestaram contra Tóquio-2020 inclui associações de médicos, investidores e empresários independentes como Masayoshi Son, CEO do SoftBank.

Por se tratar de um dos principais jornais do Japão, o editorial do Asahi Shimbun deve aumentar as discussões sobre a viabilidade dos Jogos Olímpicos. A publicação foi amplamente compartilhada nas redes sociais, recebendo interação de mais de 30 mil tuítes até o final da manhã de quarta-feira (noite de terça no Brasil).

"Pedimos ao primeiro ministro Yoshihide Suga que avalie a situação com calma e objetividade e decida sobre o cancelamento do evento neste verão. Estamos longe de uma situação em que todos possam ter certeza de que estarão 'seguros e protegidos'", disse o jornal, fazendo referência ao lema do governo sobre os Jogos Olímpicos. "Infelizmente, essa não é a realidade".

Grande parte do Japão, incluindo a cidade-sede Tóquio, permanece sob estado de emergência até o final deste mês. Embora tenha sido poupado da devastação em níveis vistos em outras nações, o país ainda convive com altos níveis de contaminação pela covid-19 e tem lutado para controlar uma quarta onda de infecções.

Os Estados Unidos emitiram na última segunda-feira um alerta desaconselhando viagens ao Japão, mas autoridades japonesas disseram que isso não afetaria os Jogos Olímpicos. Na terça, a Casa Branca disse que mantém o apoio à realização do evento conforme planejado.

*Com Informações Notícias ao Minuto

DEIXE SEU COMENTÁRIO

LEIA TAMBÉM