Centenas de soldados do México foram mobilizados nesta terça-feira (4) para a fronteira com os Estados Unidos, como parte do acordo que suspendeu tarifas americanas sobre importações mexicanas.
As tropas mexicanas serão destacadas para pontos críticos ao longo da fronteira com altos índices de imigração ilegal e tráfico de drogas e armas, inclusive nos estados fronteiriços de Baja California, Sonora e Tamaulipas, segundo três autoridades militares e governamentais com conhecimento do assunto.
O plano de enviar 10 mil soldados mexicanos faz parte do acordo anunciado na segunda-feira (3), pelo qual o presidente dos EUA, Donald Trump, suspendeu a ameaça de impor tarifas de 25% sobre as importações mexicanas. O México havia prometido impor tarifas retaliatórias.
Segundo o acordo, os EUA também prometeram trabalhar para interromper o fluxo de armas de alta potência para o México, disse a presidente mexicana Claudia Sheinbaum.
Alguns analistas avaliaram, entretanto, que a grande concentração de tropas mexicanas na fronteira poderia deixar outras áreas vulneráveis do México sem a segurança adequada.
Uma guerra comercial entre México e EUA provavelmente teria jogado o país latino em recessão, enquanto os consumidores americanos seriam atingidos por preços mais altos de importações de produtos mexicanos, como carros e caminhões.
Com Informações: CNN Brasil