Prisioneiros palestinos libertados são recebidos na Cisjordânia

CNN Brasil

Quase 200 prisioneiros palestinos foram libertados neste sábado (1º) em troca de três reféns israelenses, como parte de um acordo que visa encerrar a guerra entre o Hamas e Israel em Gaza.

Entre eles, 150 foram para Gaza e 32 para Ramallah, na Cisjordânia ocupada, onde foram recebidos por grandes multidões.

Um prisioneiro libertado será exilado no Egito, de acordo com a assessoria de comunicação dos prisioneiros do Hamas.

Eles deixaram as prisões israelenses horas depois que os reféns Yarden Bibas, Ofer Kalderon e Keith Siegel foram entregues à Cruz Vermelha em Gaza e depois levados de volta para Israel.

Com esta entrega sobe para 18 o número total de reféns entregues até agora pelo grupo palestino Hamas, incluindo cinco tailandeses que participaram de uma leva de libertações na quinta-feira (30).

Após a troca deste sábado (1º), Israel libertou ao todo 583 prisioneiros palestinos até o momento.

Entenda o conflito na Faixa de Gaza

Israel realiza intensos ataques aéreos na Faixa de Gaza desde 2023, após o Hamas ter invadido o país e matado 1.200 pessoas, segundo contagens israelenses. Além disso, o grupo mantém dezenas de reféns.

O Hamas não reconhece Israel como um Estado e reivindica o território israelense para a Palestina.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu diversas vezes destruir as capacidades militares do Hamas e recuperar as pessoas detidas em Gaza.

Além da ofensiva aérea, o Exército de Israel faz incursões terrestres no território palestino. Isso fez com que grande parte da população de Gaza fosse deslocada.

A ONU e diversas instituições humanitárias alertaram para uma situação humanitária catastrófica na Faixa de Gaza, com falta de alimentos, medicamentos e disseminação de doenças.

Detectar, interceptar: entenda como funciona o Domo de Ferro de Israel

Com Informações: CNN Brasil

Compartilhe:

PUBLICIDADE

Portal Gurupi
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.