MARABÁ (PA) — Na noite de domingo (4/8), um incidente envolvendo um caminhão causou um enorme congestionamento na ponte sobre o Rio Tocantins, em Marabá, no sudeste do Pará. O veículo, que se dirigia a Nova Marabá, apresentou um problema em um dos pneus na cabeceira da ponte, por volta das 18h40, bloqueando totalmente o tráfego.
O caminhão permaneceu parado por cerca de uma hora, gerando uma fila quilométrica de veículos e transtornos para os motoristas que transitavam na via. A interdição completa da passagem é resultado da ponte ser uma via única, o que significa que qualquer problema mecânico envolvendo veículos de grande porte bloqueia totalmente o fluxo de trânsito até que o obstáculo seja removido.
Infelizmente, situações como essa não são incomuns. A ponte, sendo de via única, não possui alternativas viáveis para desviar o fluxo em casos de emergência, o que agrava ainda mais os problemas quando ocorrem falhas mecânicas.
Após a remoção do caminhão, um novo incidente aconteceu: um carro de passeio quebrou no mesmo local, prolongando ainda mais o bloqueio da via, o trânsito só foi liberado após a remoção deste segundo veículo.
Contudo, ao que parece ser uma solução para esses problemas está a caminho. A mineradora Vale está investindo R$ 3,9 bilhões na construção de duas novas pontes sobre o Rio Tocantins. Este projeto, que prevê a conclusão das obras até 2027, inclui uma ponte exclusivamente rodoviária e outra ferroviária.
A nova ponte rodoviária será essencial para desafogar o trânsito na região e garantir uma ligação mais eficiente entre os núcleos de São Félix e Nova Marabá. As novas pontes também contribuirão para o desenvolvimento socioeconômico da região, facilitando o transporte de minério de ferro pela Estrada de Ferro Carajás, além de melhorar significativamente a infraestrutura local. (Portal Debate)
Fonte: As Informações são do Portal Debate Carajas