Últimas Notícias
Tempestade deixa rastro de destruição no Texas; veja vídeo
Vídeo flagra tromba d’água incomum na costa da Catalunha, na Espanha
Grêmio se reapresenta em São Paulo após 15 dias parado e sem seis titulares
Gabigol se manifesta após a punição que o proíbe de usar a camisa 10 do Flamengo
Confira a tabela da final da Copa Verde 2024
Líder de quadrilha suspeita de movimentar mais de R$ 243 milhões comprou Porsche de Daniel Alves
Bombeiro militar mata a ex-mulher e os dois filhos dela no interior de SP
‘95% dos roteiros de coleta de lixo estão sendo cobertos de maneira equilibrada’, diz prefeitura de Belém
CBF confirma datas da final da Copa Verde entre Paysandu e Vila Nova-GO
Enchentes no RS: campanha dos Correios no Pará arrecada 28 toneladas de donativos em 2 dias
Festival do Tacacá completa 25 anos com programação neste fim de semana; confira
Monique Evans e Cacá Werneck se casam em cerimônia no Rio de Janeiro após 10 anos de namoro
Vídeo mostra explosões durante combate entre Ucrânia e Rússia na região de Kharkiv
Exército israelense anuncia que corpos de três reféns foram recuperados em Gaza
Ex-Remo, Thiago Galhardo responde fala de Hélio dos Anjos: ‘time dele tá lá embaixo’; assista
Next
Prev

Procurador-Geral da Venezuela manda prender maiores opositores de Maduro

O procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, emitiu nesta quinta-feira (2) uma ordem de prisão e extradição contra Leopoldo López e Julio Borges, dois dos maiores opositores de Nicolás Maduro. Ambos foram exilados e são acusados de receber benefícios de mais de US$ 1 bilhão.

Saab mostrou um vídeo durante uma entrevista coletiva que mostra o empresário Samark López, que está preso acusado de colaborar com o também detido Tareck El Aissami, o ex-presidente da Petróleos da Venezuela (PDVSA), que estaria envolvido em uma rede de corrupção conhecida como PDVSA-cripto.

No vídeo, o empresário diz que os dois empreiteiros venezuelanos envolvidos na suposta rede de corrupção “têm uma conexão direta” com López e Borges.

A CNN não pôde verificar como e em que data a gravação foi feita e entrou em contato com a Promotoria para mais detalhes. O Ministério Público Venezuelano costuma apresentar depoimentos em vídeo em casos de alta sensibilidade política.

A CNN também tenta contatar o advogado de Samark López para saber sua posição sobre o vídeo publicado pelas autoridades venezuelanas e as acusações contra o empresário.

Leopoldo López, cofundador do partido Primero Justiça, foi preso em 2014 durante uma onda de protestos contra o governo de Nicolás Maduro, onde 43 pessoas morreram. Ele foi condenado a mais de 13 anos de prisão em 2015.

López foi considerado culpado dos crimes de instigação pública e associação criminal, em um processo judicial que foi questionado pela defesa e por vários organismos internacionais. Ele se declarou inocente de todas as acusações.

Em 2017, as autoridades venezuelanas permitiram que ele cumprisse o resto de sua pena em prisão domiciliar, mas em 2019 ele abandonou sua residência quando tentou uma revolta civil-militar com o líder da oposição, Juan Guaidó.

Posteriormente, López pediu refúgio na embaixada da Espanha em Caracas e se mudou para Madri em 2020, onde vive atualmente.

No caso do líder da oposição, Julio Borges, que foi coordenador do partido Primeiro Justiça, a Procuradoria-Geral da Venezuela emitiu, em 2023, uma ordem de prisão por suposta traição à pátria, conspiração e associação ao levante militar em abril de 2019.

Antes disso, Borges já tinha dois mandados de prisão contra ele por corrupção e pelo planejamento e financiamento de uma suposta tentativa de assassinato contra o presidente Maduro em agosto de 2018. A Colômbia concedeu-lhe asilo político em 2018. Borges atualmente vive na Espanha.

A CNN entrou em contato com os representantes legais de Borges e López e aguarda retorno.

Fonte: CNN Brasil

DEIXE SEU COMENTÁRIO

LEIA TAMBÉM