A obra “Escrevivências e Sentidos da Inclusão” reúne 18 profissionais da educação com a elaboração de 11 artigos que relatam as vivências e experiências da educação inclusiva. O livro foi lançado nesta quinta-feira (4), no Memorial dos Povos, com a presença de autores e público em geral.
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Tatiana Maia , Coordenadora do Centro de Referência e Inclusão Gabriel Lima Mendes, que faz parte da Secretaria de Educação do Município (Semec), explica que a obra nasce do desejo de deixar registrado na rede as experiências de um grupo de profissionais que envolve professores, psicólogos e assistentes sociais que atuam na rede da educação e que atuam na pauta da inclusão.
“Nós resolvemos nos unir e colocar nossas experiência a partir de encontros que fazíamos após nosso expedientes fazendo rodas de diálogos Freireanas como forma de escutar experiências um do outro. E dessa forma fomos construindo os textos. Esse trabalho durou ao longo de 14 meses”, conta Tatiana,que é coordenadora do projeto.
O livro aborda o trabalho de inclusão que é realizado pelos profissionais, mas também aborda a questão do olhar e sensibilidade a partir das dificuldades que passam durante o processo.Por isso , a Tatiana destaca que o livro não é apenas para quem é da área da educação, se trata de uma leitura para todos, pois o conteúdo é recheado de histórias.
“Não se trata de um livro apenas didático, é uma leitura leve e que tem história e sensibilidade. Qualquer pessoa que gosta de ler vai gostar de ler um pouco da vivência de educadores que atuam e lutam pela pauta da inclusão”, destaca Tatiana.
“Foi um trabalho muito bonito de fazer, pois nós fomos construindo os textos de forma coletiva e sem melindres, pois íamos mexendo nos textos um do outro”, completa a coordenadora.
O professor Jarbas Silva, que é deficiente visual e trabalha no Centro de Referência e Inclusão Gabriel Lima Mendes, destaca que participar da construção do livro é uma realização e um sonho, pois mesmo diante de dificuldades, o grupo conseguiu elaborar uma material rico, com informações e sensibilidade que envolve a educação inclusiva.
“No ano passado começamos a nos reunir e pensar sobre as nossas ações enquanto educadores. Nós pensamos, montamos todo um projeto e no decorrer de todos esses meses construímos esse trabalho. É uma emoção indescritível , pois é prazeroso ver uma tarefa que não foi simples de fazer e cheio de experiências”, destaca o professor Jarbas.
Sobre o critério de escolha dos autores, Tatiana explicou que foi por meio de uma chamamento aos profissionais do Centro de Referência e Inclusão Gabriel Lima Mendes. O trabalho foi de forma voluntária e sem qualquer tipo de seleção.
“Dentro do centro nós temos várias equipes que atuam com deficiência visual, auditiva, autismos e entre outras. Diante disso, cada grupo foi escrevendo de acordo com suas experiências. No Centro nós temos professores com algumas dessas deficiências e fizemos questão de dar protagonismo a esses profisisonais”, acrescenta a professora Tatiana. A ideia é também lançar o audio livro e a descrição para braile.
Com Informações: O Liberal