O encarregado de negócios dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, fará uma visita a Belém nesta semana, cidade que sediará a COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas, em novembro. Segundo informações da Bloomberg, Escobar deve tratar de temas como desmatamento, crime organizado e políticas ambientais na região amazônica.
Ainda não está confirmado se os Estados Unidos enviarão representantes oficiais para participar da COP30. A visita ocorre em meio a uma semana de tensões diplomáticas entre Brasil e EUA durante a Assembleia-Geral da ONU. Na segunda-feira (22), o governo americano anunciou sanções adicionais e revogou vistos de autoridades brasileiras, incluindo familiares de ministros do STF, em decorrência do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Em julho, o presidente dos EUA, Donald Trump, aplicou uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros e abriu uma investigação comercial contra o país. Entre os temas investigados está o desmatamento, apontado como fator que pode dar “vantagem competitiva injusta” a exportações agrícolas e ampliar áreas para produção, reduzindo custos, segundo o Escritório Comercial dos Estados Unidos.
Durante sua visita, Escobar se reunirá com pesquisadores não governamentais que estudam a Amazônia. O Escritório Comercial dos EUA também criticou a exploração de madeira no Brasil, afirmando que ocorre de forma generalizada.
O monitoramento do governo brasileiro indica que o desmatamento na Amazônia caiu quase 50% desde o retorno de Lula à presidência, em 2023. O ápice de devastação nos últimos 15 anos foi registrado durante o governo Bolsonaro, entre 2019 e 2022.
(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s);
js.id = id;
js.src = “//connect.facebook.net/en_US/sdk.js#xfbml=1&version=v2.5”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));