Rota Gastronômica do Festival Ver-o-Peso destaca culinária paraense durante a COP30 em Belém

Rota Gastronômica do Festival Ver-o-Peso destaca culinária paraense durante a COP30 em Belém

O Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense lançou uma Rota Gastronômica voltada a turistas que estarão em Belém durante a COP30. O projeto reúne mais de 30 restaurantes distribuídos em nove áreas da cidade, com o objetivo de valorizar a culinária local e facilitar o acesso dos visitantes aos principais pontos da gastronomia paraense.

A rota foi desenvolvida pelo próprio Festival Ver-o-Peso, em parceria com o Instituto Paulo Martins e a empresa Origem Justa. A iniciativa busca conectar turistas e moradores aos estabelecimentos que utilizam ingredientes regionais, como tucupi, jambu e açaí, reconhecidos como símbolos da culinária amazônica.

De acordo com Jorge Bentes, diretor de comunicação da Origem Justa, a ação propõe uma imersão nos sabores do Pará, reunindo desde pratos tradicionais, como tacacá, maniçoba e pato no tucupi, até opções contemporâneas inspiradas em produtos da floresta.

O mapa da Rota Gastronômica foi dividido em nove regiões: Ver-o-Peso, Estação das Docas, Porto Futuro II, Cidade Velha, Ilha do Combu, Umarizal, Mercado de São Brás, Marambaia, Icoaraci e uma “rota alternativa”.

Além de orientar o público sobre onde comer durante o evento internacional, a Rota amplia o legado do Festival Ver-o-Peso, que há 15 edições atua na promoção da cozinha paraense como parte do patrimônio cultural e econômico do estado.

Locais indicados pela Rota Gastronômica:

  • Ver-o-Peso: Boieiras, Cervejaria Cabôca, Barraca da Fafá, Point do Açaí
  • Estação das Docas: Cairu, Cerveja Amazon, Marujo’s
  • Porto Futuro II: Muamba, Pizzaria Frigio, Tira-gostos Picuí
  • Cidade Velha: Igara – Cozinha Regional, Casa do Saulo, Celeste, Pub
  • Ilha do Combu: Saldosa Maloca, Boa, Porto Combu
  • Umarizal: Santa Chicória, Ver-o-Açaí, Grão, Amazônia na Cuia
  • Mercado de São Brás: Lá em Casa Balcão, E Izakaya, Rosário Lanches, Corpo de Gelo
  • Marambaia: Toc toc do Nonato, Peixaria do Mancha, Casa da Vovó
  • Icoaraci: Raízes da Amazônia, Peixaria La Chapa, Restô da Villa Prime
  • Rota alternativa: Remanso do Peixe, Casa Igá, Como?!, Unha de Caranguejo, Tacacá da Vileta, Govinda, Confraria Tucuruvi

O mapa com os pontos e restaurantes pode ser consultado nos canais oficiais do Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense e servirá como guia para quem deseja conhecer os principais sabores da capital durante o evento internacional.

Conteúdo relacionado:

(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s);
js.id = id;
js.src = “//connect.facebook.net/en_US/sdk.js#xfbml=1&version=v2.5”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));


Compartilhe:

PUBLICIDADE

Portal Gurupi
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.