Moradores do Guarujá vêm enfrentando problemas no abastecimento de água. De acordo com estimativas da Sabesp, o problema afeta cerca de 20 mil moradores do distrito de Vicente de Carvalho desde o último sábado (29).
Na quarta-feira (2), a prefeitura de Guarujá chegou a dizer que 150 mil pessoas eram afetadas, mas retificou a informação nesta quinta-feira (3). A prefeitura, no entanto, não explicou a divergência dos dados.
Um Gabinete de Crise foi criado na gestão municipal para minimizar os impactos e garantir o fornecimento emergencial.
A Sabesp afirma que reforçou o abastecimento por meio de caminhões-pipa para atender escolas, unidades de saúde e residências do distrito que possuem caixas d’água.
A operação, que já estava em andamento desde o fim de semana, foi ampliada para um total de 16 veículos. Além disso, mais 10 caminhões-pipa serão incorporados à frota nesta quinta-feira, elevando o número para 26.
“Estamos mobilizados para resolver esse problema o mais rápido possível. Seguiremos cobrando medidas da Sabesp e buscando alternativas para garantir segurança hídrica à população”, afirmou o prefeito Farid Madi (Podemos).
A criação do Gabinete de Crise, oficializada pelo Decreto Municipal nº 16.736, tem como principal objetivo fiscalizar o contrato de abastecimento e desenvolver estratégias para evitar novos episódios de desabastecimento.
O grupo de trabalho é coordenado pelo secretário de Meio Ambiente, Bruno Tacon Cardoso, e conta com a participação de diversas secretarias municipais.
*Sob supervisão
Com Informações: CNN Brasil