Últimas Notícias
Futebol: veja quem joga hoje, terça-feira (22/10), horários das partidas e onde assistir ao vivo
Projeto que aumenta número de desembargadores no Pará é votado hoje
Pesquisadores desenvolvem nano chip com alta capacidade de transmissão de dados
Agenda proposta pelos Brics é de mudar a ordem mundial, e o Brasil quer isso, diz ex-embaixador ao WW
COP16 é iniciada na Colômbia com objetivo de estabelecer um pacto internacional que vise reverter a perda de biodiversidade até 2030
Moldávia vota a favor da adesão à União Europeia em pleito envolto de polêmicas
Aneel intima Enel por demora em restabelecimento da energia em apagão de São Paulo
Policial morre por disparo acidental de sua própria arma no CE
Israel revela bunker do Hezbollah com milhões em dinheiro e ouro em Beirute
Ataque de Israel perto do maior hospital público do Líbano mata 4 pessoas, diz ministério
Israel bombardeia 300 alvos no Líbano enquanto EUA faz apelos por fim da guerra
Remo anuncia renovação de Jaderson, que fica no Baenão por mais três temporadas
Pai e filha morrem em acidente entre motocicleta e viatura da Polícia Militar em Castanhal
Chapecoense x Goiás: onde assistir ao vivo e as escalações do jogo de hoje (21/10) pela Série B
Saiba como adaptar ambientes e prevenir quedas de idosos dentro de casa
Next
Prev

Saiba o que é o 'hematoma no cérebro' que Lula teve após acidente doméstico

O acidente doméstico sofrido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste sábado (19.10) provocou “um ferimento corto-contuso em região occipital”, segundo boletim divulgado Hospital Sírio-Libanês. Por causa disso, ele precisou cancelar a viagem que faria à Rússia nesta semana, para participar da Cúpula dos Brics, que será realizada de terça-feira (22.10) a quinta-feira (24.10).

Lula teria se acidentado no banheiro, enquanto estava sentado num banco fazendo os últimos preparativos para a viagem à Rússia. Ele teria caído para trás e batido a cabeça. Segundo a equipe médica do Sírio-Libanês, o presidente levou cinco pontos na região do ferimento, para fechar o corte.

Em nota divulgada neste domingo (20.10), o site da Presidência da República informou que ele está impedido, temporariamente, de fazer viagens de avião de longa duração. Lula participará da Cúpula por meio de videoconferência e terá agenda de trabalho normal essa semana em Brasília, no Palácio do Planalto.

O médico Roberto Kalil Filho, que lidera a equipe que acompanha Lula, disse em entrevista ao jornal O Globo que os exames no presidente apontam que ele teve “mínimos pontos de hematomas” no cérebro após um “forte trauma” na parte de trás da cabeça. Para o médico, é “pouco provável que esse hematoma evolua”.

Mas o que é “ferimento corto-contuso em região occipital”?

O “ferimento corto-contuso” é uma mistura de um corte com uma contusão, ocorrida após uma pancada ou um impacto. Geralmente, além da pele, alguns tecidos internos são afetados e gera sangramentos. Já a região occipital compreende a parte traseira do crânio, quase na fronteira com o pescoço e a nuca.

O termo hematoma se refere a um acúmulo de sangue, em sua maioria coagulado, que ocorre em alguma parte do organismo. Geralmente, é causado por um vaso sanguíneo rompido que foi danificado por uma cirurgia ou uma lesão, e pode ocorrer em qualquer lugar do corpo, incluindo o cérebro.

Na maioria das vezes, os hematomas são pequenos e desaparecem por conta própria, mas alguns podem precisar ser removidos por cirurgia.

Kalil Filho informou ao portal G1 que o quadro de Lula exige que exames sejam repetidos durante a semana para verificar como a lesão evoluiu e se há necessidade de alguma intervenção ou tratamento.

Além da necessidade de observação e repetição de exames, a duração do voo até Kazan, na Rússia, também contribuiu para necessidade de cancelamento da viagem, porque Lula precisaria ficar longas horas no avião. Segundo a Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido e um estudo da Universidade de Oxford, na Inglaterra, a pressurização da cabine pode gerar algumas alterações na circulação sanguínea e na pressão arterial.

 Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, chefiará a missão brasileira que vai para o evento na Rússia. 

Fonte: O Liberal

DEIXE SEU COMENTÁRIO

LEIA TAMBÉM