A China aprovou o acordo de transferência do aplicativo de vídeos curtos TikTok, disse o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, nesta quinta-feira, acrescentando que espera que o acordo avance nas próximas semanas e meses, mas sem dar outros detalhes.
“Em Kuala Lumpur, finalizamos o acordo com o TikTok em termos de obter a aprovação chinesa, e eu espero que isso vá adiante nas próximas semanas e meses, e finalmente veremos uma solução para isso”, disse ele à Fox Business Network após a reunião do presidente dos EUA, Donald Trump, com o presidente da China, Xi Jinping.
O Ministério do Comércio da China disse em um comunicado no início desta quinta-feira (30) que o país lidará adequadamente com as questões relacionadas ao TikTok com os Estados Unidos.
O TikTok, que é propriedade da ByteDance, sediada na China, não comentou imediatamente.
O destino do aplicativo usado por 170 milhões de americanos permaneceu incerto por mais de 18 meses depois que o Congresso dos EUA aprovou uma lei em 2024 que ordenou que os proprietários chineses do TikTok vendessem os ativos do aplicativo nos EUA até janeiro de 2025.
Trump assinou um decreto em 25 de setembro declarando que o plano de vender as operações do TikTok nos EUA para um consórcio de investidores norte-americanos e globais atende aos requisitos de segurança nacional estabelecidos na lei de 2024 e lhes deu 120 dias para concluir a transação.
Ele também adiou a aplicação da lei até 20 de janeiro.
Com Informações: CNN Brasil







