Últimas Notícias

Tornado nos EUA mata cinco e devasta estado de Iowa

Equipes de resgate buscam por vítimas em uma comunidade de Iowa, nos Estados Unidos, que foi devastada por um tornado nesta terça-feira (22). Pelo menos cinco pessoas morreram e outras 35 ficaram feridas.

Segundo as autoridades locais, o fenômeno atingiu principalmente a cidade de Greenfield, em Iowa.

Mais de 100 socorristas buscam por vítimas em meio aos destroços. O hospital da cidade sofreu danos estruturais e alguns pacientes foram transferidos para outras unidades médicas próximas. Pelo menos quatro voos médicos ocorreram nas últimas horas.

Tornado devasta cidade de Greenfield / Bill Kirkos/CNN

Um hospital improvisado foi criado no depósito de madeira da cidade, logo após o tornado deixar a área.

“Tiramos um homem dos escombros e o colocamos em uma maca improvisada que fizemos para ele na parte de trás de um caminhão”, lembrou Ray Sorensen, morador da região.

O dano à cidade é imenso. O vídeo feito pela afiliada da CNN, KCCI, mostra que casas e outras estruturas foram destruídas, carros foram jogados e árvores arrancadas.

“É horrível”, disse a governadora de Iowa, Kim Reynolds. “É difícil descrever até que você possa realmente ver a devastação.”

Pelo menos 18 tornados foram registrados em Iowa na terça-feira (21) – a tempestade também gerou cortes de energia, danos estruturais e inundações em todo os EUA nesta semana.

Os registro de tornados dispararam e estão acima da média nas últimas semanas. Os mais de 800 tornados relatados até agora fazem 2024 ser um dos anos mais ativos para o fenômeno já registrados.

Mais de 50 mil casas e empresas estão no escuro em Iowa, Wisconsin e Illinois, segundo o PowerOutage.us.

Fortes ventos, granizo e alguns tornados podem ocorrer ao longo do estado do Texas até Vermont.

Tempestades energéticas foram vistas nesta quarta-feira (22) em partes de Oklahoma.

Cidades como Nashville e Memphis, Tennessee, St. Louis, Memphis, Cleveland, Tulsa e Columbus, Ohio, também devem ser atingidas pelas fortes chuvas.

Alguns bairros de Iowa foram deixados em ruínas

A governadora de Iowa Kim Reynolds declarou estado de emergência para 15 condados. A cidade de Greenfield é o epicentro.

Imagens de drone mostram devastação em Greenfield / REUTERS

Um tornado também derrubou uma enorme turbina eólica ao sul de Greenfield, em Prescott, Iowa, e dezenas de casas foram danificadas ou destruídas no condado de Montgomery, incluindo algumas “instalações públicas críticas”, disseram autoridades de gerenciamento de emergência.

“Basicamente não há mais nada”, disse Clel Baudler, ex-deputado estadual de Iowa, que mora a 800 metros de Greenfield, à CNN na terça-feira.

Valerie Warrior, moradora de Greenfield, implorou a Deus para proteger sua casa e sua família antes de sair da tempestade em seu porão, disse ela à KCCI.

“Eu estava na sala do forno e então ouvi (a tempestade) como um trem”, disse ela, descrevendo o isolamento voando das janelas do porão. “Eu ouvi, e eu sabia que estava batendo.”

Warrior disse que a escala de danos é devastadora para ver, mas ela está confiante de que os moradores vão puxar uns aos outros através da crise.

“Eles vão superar isso. Você já vê pessoas ajudando umas às outras, trabalhando juntas. E é isso que eles fazem, as pessoas se unem quando uma tragédia acontece. As pessoas se unem para apoiar e encorajar umas às outras.”

Lutando contra as lágrimas, Warrior olhou para os escombros espalhados por seu bairro e tentou abrir um sorriso.

“Vamos reconstruir”, disse ela. “Vamos reconstruir.”

Fonte: CNN Brasil

DEIXE SEU COMENTÁRIO

LEIA TAMBÉM