Viseuense nato e grande admirador da terra onde nasceu, Octávio Monteiro, descreve as belezas de Viseu em músicas e poesias que fazem de sua pessoa um dos grandes destaques deste pedaço de chão às margens do Gurupi, rio exaltado por Octávio Monteiro (Vicco).
Cantor, compositor e poeta, Octávio encanta quem ama os bons costumes de sua terra. Artista da gema, um dos feitores do disco “Viseu Querido” lançado nos anos 90.
As palavras não expressam aqui a figura e importância deste ser humano simples, desprovido de luxo e qualquer tipo de avareza, quem o conhece nota em seu olhar a sabedoria e amor por sua terra natal.
Quanta poesia estampada nas palavras de Octávio Monteiro, que construiu seu legado cultural, usando os acordes musicais, caneta e uma folha de papel para registrar a magia poética que engandece o povo, a história e a cultura da “doce terrinha” como o mesmo expressa.
Vicco, você é nossa referência em todos os sentidos, nos levar a pensar a vida de várias formas observando a essência e o amor.
A você meu caro Vicco, nosso muito obrigado por tudo que você representa para nossa história local.
Vicco Cultura viva!
Prof. Raimundo Gonçalves