Viseu, 02 de fevereiro de 2026

Vacinação contra dengue inicia em CE e MG com dose única

As cidades de Maranguape, no Ceará, e Nova Lima, em Minas Gerais, começaram a vacinação-piloto com um imunizante de dose única contra a dengue, desenvolvido pelo Instituto Butantan. A distribuição inicial contará com 204,1 mil doses. Detalhes da Vacinação Nesta[…]

© Prefeitura de Maranguape/Divulgação
© Prefeitura de Maranguape/Divulgação
Ver Resumo

As cidades de Maranguape, no Ceará, e Nova Lima, em Minas Gerais, começaram a vacinação-piloto com um imunizante de dose única contra a dengue, desenvolvido pelo Instituto Butantan. A distribuição inicial contará com 204,1 mil doses.

Detalhes da Vacinação

Nesta fase, as cidades receberão as seguintes quantidades de doses: Maranguape (60,1 mil), Nova Lima (64 mil) e Botucatu, em São Paulo (80 mil). A vacinação em Botucatu está programada para iniciar no domingo, dia 18.

Acompanhamento dos Resultados

Os efeitos da imunização serão monitorados ao longo de um ano, com a análise da incidência da dengue e possíveis efeitos adversos raros. Essa metodologia já foi utilizada em Botucatu para avaliar a vacina contra a covid-19.

Produção e Distribuição

Se os resultados forem positivos, a produção em massa do imunizante será iniciada para atender todo o país. Até agora, o Instituto Butantan fabricou 1,3 milhão de doses.

Imunização de Grupos Prioritários

Antes da produção em massa, a imunização de públicos prioritários, como profissionais da saúde, começará em fevereiro, com a distribuição de 1,1 milhão de doses.

Leia também:  Justiça mantém prisão de piloto acusado de agredir jovem em Brasília após briga

Expansão da Vacinação

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação será ampliada gradualmente, começando pela população de 59 anos e avançando até o público de 15 anos, com uma expectativa de aumento da produção em até 30 vezes.

Critérios de Seleção dos Municípios

O ministro da Saúde em exercício, Adriano Massuda, explicou que os municípios foram escolhidos por terem entre 100 mil e 200 mil habitantes e uma estrutura de saúde adequada para implementar a vacina.

Eficácia da Vacina

Estudos clínicos mostraram uma eficácia global de 74%, com uma redução de 91% nos casos graves. Nenhum vacinado precisou ser hospitalizado devido à dengue.

Investimentos e Apoio

O desenvolvimento da vacina envolveu um investimento total de R$ 305,5 milhões, com apoio do BNDES em diferentes fases desde 2008.

Importância da Prevenção

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Lima enfatiza que, mesmo com a vacinação, a prevenção continua essencial, especialmente no combate ao mosquito Aedes aegypti e na eliminação de água parada.

Notícias relacionadas

Encontre a notícia que você procura