Últimas Notícias

Vale do Piancó tem 7 cidades com alerta de onda de calor; confira

Setes cidades da região do Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba, estão com alerta de onda de calor para esta sexta-feira (11) e para o fim de semana, 12 e 13 de outubro. O aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O alerta já está valendo e se estende até as 18h do domingo (13).

De acordo com o Inmet, há leve risco à saúde. As temperaturas devem oscilar 5ºC acima da média por período de dois até três dias. Em caso de qualquer intercorrência, o Inmet orienta procurar a Defesa Civil pelo número 199.

Municípios com alerta de onda de calor no Vale do Piancó:

Boa Ventura;

Conceição;

Curral Velho;

Diamante;

Ibiara;

Santa Inês;

Santana de Mangueira.

O que significam as cores dos alertas do Inmet?

Alerta amarelo: perigo potencial

A classificação aponta a previsão de ‘perigo potencial’. A umidade relativa do ar varia entre 30% e 20%. Baixo risco de incêndios florestais e à saúde.

Alerta laranja: perigo

A classificação aponta que a previsão significa ‘perigo’. A umidade relativa do ar varia entre 20% e 12%. Risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz..

Alerta vermelho: grande perigo

Esta classificação aponta a previsão de ‘grande perigo’. O volume de chuva deverá ser superior a 60 mm por hora ou acima de 100 mm por dia. Há um grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco. É importante destacar que o aviso vermelho é o mais preocupante, mas o instituto recomenda medidas preventivas que podem contribuir para proteção antes das fortes chuvas:

– desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia;

– observar a alteração nas encostas permanecer em local abrigado;

– em caso de situação de inundação, ou similar, proteger pertences da água envoltos em sacos plásticos.

As informações sobre a sua cidade ou região podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).


Fonte: Paraiba em Pauta

DEIXE SEU COMENTÁRIO

LEIA TAMBÉM