O Vaticano confirmou sua participação oficial na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em novembro de 2025, em Belém (PA). Além de integrar as negociações oficiais, a Igreja Católica vai promover uma série de atividades pastorais e sociais paralelas voltadas ao debate sobre responsabilidade ambiental.
A confirmação foi feita nesta terça-feira (14), com o anúncio de que a delegação vaticana será liderada pelo Cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano. O grupo representará o Papa Francisco, que não virá ao Brasil por compromissos já previstos.
De acordo com a Arquidiocese de Belém, a delegação contará com dez representantes, incluindo o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, que atuará como chefe adjunto. Também farão parte membros da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (CELAM) e de outras instituições católicas.
Os representantes da Santa Sé terão acesso à Blue Zone, área de negociações oficiais da conferência, e participarão das ações organizadas pela Arquidiocese. A delegação será hospedada em uma casa religiosa de retiros, com apoio logístico de órgãos estaduais e federais.
A comissão de recepção é presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo emérito de Belém, e coordenada por Dom Paulo Andreolli, bispo auxiliar da Arquidiocese.
Programação “Igreja na COP30”
Paralelamente à conferência, a Igreja Católica promoverá o evento “Igreja na COP30”, de 11 a 16 de novembro de 2025, com o objetivo de mobilizar comunidades locais sobre o cuidado com a “Casa Comum”, conceito abordado nas encíclicas papais Laudato Si’ e Laudate Deum.
A programação será dividida em quatro polos temáticos na Região Metropolitana de Belém:
- Polo Social, no Colégio Santa Catarina de Sena, com participação de movimentos sociais e ONGs católicas;
- Polo Educação e Saúde, na Faculdade Católica de Belém, voltado a instituições de ensino e saúde;
- Polo Juventude, no Santuário São João Batista e Nossa Senhora das Graças, em Icoaraci;
- Polo Sustentabilidade, no município de Santa Bárbara, com envolvimento de paróquias e comunidades.
As atividades incluirão painéis temáticos, oficinas, celebrações religiosas, apresentações culturais e ações ambientais. No dia 12 de novembro, a CNBB realizará uma coletiva de imprensa, seguida da “Caminhada dos Mártires da Casa Comum”, que sairá do Colégio Santa Catarina de Sena em direção à Basílica Santuário de Nazaré.
Sobre a COP30
A COP30, organizada pela ONU, reunirá chefes de Estado, pesquisadores, representantes de governos e organizações civis para debater ações globais de enfrentamento à crise climática. O objetivo é consolidar acordos e políticas voltadas à redução de emissões de gases de efeito estufa e à adaptação das populações aos impactos ambientais.
Conteúdo relacionado:
(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s);
js.id = id;
js.src = “//connect.facebook.net/en_US/sdk.js#xfbml=1&version=v2.5”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));
Com Informações: Para Web News