Alerta dos EUA sobre Carnaval: Entenda por que os comunicados são emitidos

Os Estados Unidos emitiram um alerta para cidadãos americanos que vão passar o Carnaval no Brasil. O comunicado pede para os turistas ficarem “vigilantes enquanto aproveitam as festividades” e incentiva uma série de medidas de segurança.

SAIBA MAIS

Esse tipo de comunicado é geralmente emitido pelo Departamento de Estado dos EUA por meio das embaixadas americanas nos países. O professor da Universidade Temple, Lucas de Souza Martins explica que esse processo é comum e não seria, por exemplo, um reflexo da agenda política da administração no poder.

SAIBA MAIS

“Estes alertas, geralmente, são produzidos por trabalhadores consulares, não é algo político.”, afirmou o especialista.

SAIBA MAIS

  • Trump assina decreto contra "preconceito anti-cristão" nos EUA

  • SAIBA MAIS
  • Veja "conselhos" do governo Trump aos americanos para Carnaval no Brasil

  • SAIBA MAIS
  • EUA emitem alerta para norte-americanos que vão passar o Carnaval no Brasil

  • SAIBA MAIS

    Contudo, o professor esclarece que o contexto do alerta fugiu da regra no caso do carnaval brasileiro.

    SAIBA MAIS

    Porém, dá para dizer que há um certo exagero no alerta sobre Carnaval. Normalmente, o que temos são alertas relacionados a cenários de violência urbana extrema, guerra, ou leis locais que proíbem certas atividades, como consumo de álcool, ou algum tipo de toque de recolher.

    SAIBA MAIS

    Lucas de Souza Martins

    SAIBA MAIS

    Dois exemplos foram os alertas emitidos neste ano e ano passado para americanos na Etiópia e no México.

    SAIBA MAIS

    No caso da Etiópia, os Estados Unidos alertaram em março de 2024 contra a posse ou uso de tabaco, instrumentos ópticos (binóculos, telescópios, lentes de aumento) e dispositivos de comunicação não licenciados (telefones via satélite, walkie-talkies, dispositivos GPS) por americanos no país.

    SAIBA MAIS

    Isso porque no país africano, é proibido usar estes produtos e é possível que as autoridades detenham indivíduos que os possuam. Neste caso, o comunicado listou uma série de ações para serem tomadas no caso da prisão de um americano.

    SAIBA MAIS

    Já o alerta para o México foi emitido em janeiro deste ano para a questão de segurança em algumas cidades mexicanas, aconselhando evitar viajar para estas áreas.

    SAIBA MAIS

    Outro comunicado americano que repercutiu internacionalmente foi um alerta do Departamento de Estado dos EUA de segurança mundial devido ao potencial de ataques terroristas contra pessoas e eventos LGBTQI+.

    SAIBA MAIS

    As recomendações foram feitas duas semanas antes do início do Mês do Orgulho, em 1º de junho de 2024.

    SAIBA MAIS

    O departamento alertou os cidadãos dos EUA para ficarem atentos em locais que os turistas costumam visitar em todo o mundo, “incluindo celebrações do Orgulho e locais frequentados por pessoas LGBTQI+”.

    SAIBA MAIS

    O professor Lucas de Souza Martins também explicou a diferença do contexto do alerta emitido para o Carnaval do Brasil e aquele feito no em meio às paradas mundiais LGBTQI+. 

    SAIBA MAIS

    “O primeiro é um alerta global considerando o perigo dos crimes de ódio em praticamente todos os continentes do planeta. No caso do alerta sobre Carnaval, é completamente diferente. Cuidados em festas populares devem ser tomados em qualquer país”, afirma.

    SAIBA MAIS

    Ele acrescenta que o caráter inusitado é que o “o instrumento de alerta é historicamente emitido em meio ambientes de guerra, de perseguição, ou de violência”, o que não estaria relacionado no caso do comunicado sobre o carnaval brasileiro.

    SAIBA MAIS

    Com Informações: CNN Brasil

    SAIBA MAIS

    Gostou deste story?

    Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

    Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

    Portal Gurupi