A disputa entre China e Estados Unidos deve se tornar mais intensa nos próximos anos, especialmente na área da tecnologia, segundo Américo Martins, analista sênior de Internacional da CNN.
O especialista destaca que essa competição será particularmente acirrada no campo da inteligência artificial (IA).
Donald Trump revelou uma estratégia ambiciosa para o que ele chama de “era dourada” americana, focada em protecionismo econômico e avanço tecnológico.
O plano inclui um investimento massivo de até US$ 500 bilhões em infraestrutura para inteligência artificial (IA) ao longo de quatro anos, com US$ 100 bilhões já no primeiro ano.
Américo Martins ressalta o potencial positivo da IA em diversos setores, como saúde e transporte. No entanto, ele alerta para dois riscos principais:
O analista enfatiza a necessidade de uma regulamentação mínima global para a IA, permitindo que cada país estabeleça regras mais detalhadas.
Contudo, ele observa que o presidente Trump não demonstra interesse em qualquer tipo de regulamentação nos Estados Unidos ou globalmente.
Recentemente, três grandes empresas americanas anunciaram um investimento significativo em IA, coincidindo com o início do mandato do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Américo explica que, embora Trump apoie essa iniciativa, o investimento é de natureza privada.
“Muito provavelmente as empresas esperaram o início do mandato do presidente Donald Trump para fazer esse anúncio, inclusive porque sabem que ele é um aliado desse tipo de iniciativas”, afirma o analista.
Américo também chama a atenção para os riscos apontados pelo ex-presidente Joe Biden em seu último discurso aos americanos.
Biden alertou sobre a perigosa conexão entre grandes empresas, magnatas e poder político, o que poderia levar à formação de novos oligopólios.
“Quero alertar o país sobre algumas coisas que me preocupam muito. E essa é uma preocupação perigosa. Essa é a perigosa concentração de poder nas mãos de poucas pessoas ultra-ricas e as consequências perigosas se seu abuso de poder não for controlado”, disse Biden no Salão Oval da Casa Branca.
Com Informações: CNN Brasil
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!