Ano de 2024 foi o mais quente da história com temperatura acima de 1,5 ºC

O ano de 2024 foi o mais quente já registrado, quebrando o recorde anterior estabelecido em 2023 e empurrando o mundo para um limite climático crítico, segundo novos dados da agência de monitoramento climático da Europa, Copernicus.

SAIBA MAIS

O ano passado foi 1,6 graus mais quente do que o período antes de os humanos começarem a queimar grandes quantidades de combustíveis fósseis, descobriu o Copernicus.

SAIBA MAIS

Isso faz de 2024 o primeiro ano civil a violar o limite de 1,5 grau que os países concordaram em evitar sob o acordo climático de Paris em 2015.

SAIBA MAIS

Os cientistas estão muito mais preocupados com violações ao longo de décadas, em vez de anos únicos — já que acima desse limite os humanos e os ecossistemas podem ter dificuldade para se adaptar — mas o recorde do ano passado “significa que estamos chegando perigosamente perto”, explicou Joeri Rogelj, professor de clima no Imperial College London.

SAIBA MAIS

A análise da agência aponta para uma série de recordes climáticos caindo no ano passado: o planeta sofreu seu dia mais quente já registrado em julho; cada mês de janeiro a junho foi o mais quente já registrado; e os níveis de poluição que aquece o planeta atingiram níveis sem precedentes.

SAIBA MAIS

O ano passado faz parte de um padrão de calor fora do comum.

SAIBA MAIS

Cada um dos 10 anos mais quentes do mundo aconteceu na última década, conforme dados da Copernicus.

SAIBA MAIS

Segundo o professor, “cada fração de grau traz mais danos às pessoas e aos ecossistemas”.

SAIBA MAIS

*Em atualização

SAIBA MAIS

Com Informações: CNN Brasil

SAIBA MAIS

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Gurupi