Ao menos 500 peruanos estão detidos por autoridades de imigração nos EUA

Até terça-feira (28), as autoridades peruanas nos Estados Unidos não conseguiram se comunicar com os cerca de 500 peruanos que estão detidos nos centros de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE), segundo o embaixador Pedro Bravo, diretor-geral das Comunidades Peruanas no Exterior e Agências Consulares, disse à CNN.

SAIBA MAIS

Bravo explicou que as informações fornecidas pelas autoridades norte-americanas são de que há “razões migratórias” que explicam a situação desses peruanos detidos durante o governo do presidente Donald Trump.

SAIBA MAIS

“A informação foi recebida de autoridades do Serviço de Imigração da Califórnia, do centro de detenção de San Diego, onde dizem que aproximadamente 500 compatriotas estão detidos ou sob intervenção”, afirmou ele.

SAIBA MAIS

A autoridade explicou que, embora essas pessoas estejam em vários centros em San Diego, elas podem ter sido transferidas de outros lugares ou estados.

SAIBA MAIS

O embaixador Bravo informou que o próximo passo em relação a essas pessoas dependerá de cada situação; por exemplo, “em alguns casos, eles podem ser protegidos por refúgio”.

SAIBA MAIS

No caso dos peruanos que podem ser deportados para o Peru, o diretor-geral das Comunidades Peruanas no Exterior expressou que “estamos conversando intensamente com as autoridades da Embaixada dos Estados Unidos em Lima, para esta questão específica do transporte”.

SAIBA MAIS

Ele complementou dizendo que, “a primeira questão é pensar no bem-estar deles e também na segurança e dignidade, isso é importante, é uma das questões que o governo Trump tem que considerar.”

SAIBA MAIS

Bravo ressaltou que as características da migração peruana são diferentes das de outros países, “estimamos que 30% estariam em situação irregular”.

SAIBA MAIS

O funcionário pontuou que haveria 1.100.000 peruanos nos EUA.

SAIBA MAIS

“Cerca de 300 mil estariam em situação irregular; ainda é um número significativo e é por isso que estamos atentos a esses tipos de descobertas que nos permitem identificar onde nossos cidadãos podem estar detidos devido às condições de imigração”, acrescentou.

SAIBA MAIS

Pedro Bravo declarou à CNN que os 16 consulados do Peru nos EUA foram instruídos a entrar em contato com os escritórios do Serviço de Controle de Imigração nos diferentes estados para descobrir se há peruanos nesses locais.

SAIBA MAIS

Com Informações: CNN Brasil

SAIBA MAIS

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Gurupi