Astronautas da Boeing “presos no espaço” realizam caminhada espacial

Os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore, em uma missão inesperadamente prolongada após servirem no voo de teste tripulado do Starliner da Boeing, realizaram uma caminhada espacial nesta quinta-feira (30).

SAIBA MAIS

A dupla saiu da Estação Espacial Internacional para coletar amostras que podem mostrar se existem microrganismos no exterior do laboratório orbital.

SAIBA MAIS

A caminhada espacial começou por volta das 10h (horário de Brasília) e deve durar cerca de 6 horas e meia. A atividade foi transmitida ao vivo em vídeo no perfil da Nasa.

SAIBA MAIS

LIVE: @NASA_Astronauts Suni Williams and Butch Wilmore are taking a spacewalk to maintain @Space_Station hardware and collect samples. Today’s spacewalk is scheduled to start at 8am ET (1300 UTC) and go for about 6.5 hours. https://t.co/6pvzcwPdgs

SAIBA MAIS

— NASA (@NASA) January 30, 2025

SAIBA MAIS

Williams usou um traje branco marcado com listras vermelhas, enquanto Wilmore usou em um traje sem marcações durante a 274ª caminhada espacial para ajudar na manutenção e atualização da estação. Será a nona caminhada espacial na carreira de Williams e a quinta para Wilmore.

SAIBA MAIS

  • Asteroide indica que "ingredientes" para vida tem origem extraterrestre

  • SAIBA MAIS
  • Telescópio gigante buscará sinais de vida extraterrestre e estrelas antigas

  • SAIBA MAIS
  • Astrônomos rastreiam sinais enigmáticos que têm mais energia que o Sol

  • SAIBA MAIS

    As tarefas dos veteranos astronautas da Nasa do lado de fora da estação espacial incluem a remoção de alguns equipamentos de comunicação por rádio degradados, que serão devolvidos à Terra e reformados em solo, e a preparação de uma junta sobressalente para o braço robótico Canadarm2, caso seja necessário substituir o cotovelo da ferramenta de 17 metros de comprimento.

    SAIBA MAIS

    O Canadarm2, o braço robótico canadense inicialmente usado na montagem da estação espacial, agora ajuda a mover suprimentos, equipamentos e até astronautas durante caminhadas espaciais e também “captura” espaçonaves e ajuda esses veículos a acoplarem na estação.

    SAIBA MAIS

    A dupla de astronautas fará a coleta de amostras em diferentes locais do exterior da estação espacial para o experimento ISS External Microorganisms, que se concentra em coletar amostras próximas às saídas do sistema de suporte à vida para ver se a estação espacial libera microrganismos.

    SAIBA MAIS

    Qualquer espaçonave e trajes espaciais que chegam à estação espacial são completamente esterilizados antes de suas missões, mas os humanos carregam seus próprios conjuntos de microrganismos, que se regeneram constantemente.

    SAIBA MAIS

    Entender quais microrganismos podem sobreviver ao processo de esterilização e chegar à estação espacial poderia informar mudanças necessárias no processo de limpeza antes que os humanos planejem um retorno à superfície lunar através da missão Artemis III ainda nesta década e, eventualmente, visem pousar em Marte pela primeira vez.

    SAIBA MAIS

    A agência segue requisitos rigorosos para proteções planetárias, que buscam limitar qualquer contaminação humana de ambientes extraterrestres — e impede o retorno de quaisquer contaminantes desses ambientes para a Terra.

    SAIBA MAIS

    Os cientistas querem saber quantos, se houver, microrganismos são liberados no espaço pelo laboratório orbital, como eles podem sobreviver e se reproduzir no ambiente cósmico, e até onde os microrganismos poderiam viajar.

    SAIBA MAIS

    Na Terra, organismos que vivem em ambientes hostis, como as fontes hidrotermais no fundo do oceano, são chamados de extremófilos, e o experimento poderia revelar quais microrganismos são resistentes o suficiente para existir em meio à intensa radiação do espaço.

    SAIBA MAIS

    Retorno para a Terra

    Tem havido uma atenção crescente à atual aventura espacial de Wilmore e Williams, que começou em junho quando os astronautas lançaram para a estação espacial a bordo da nave Starliner da Boeing durante sua primeira viagem tripulada. Inicialmente, esperava-se que a dupla retornasse à Terra cerca de oito dias depois.

    SAIBA MAIS

    Mas problemas com o Starliner, incluindo vazamentos de hélio e questões de propulsão, levaram a Nasa a decidir que era muito arriscado para os astronautas usá-lo em seu voo de retorno, e a cápsula foi enviada de volta à Terra vazia.

    SAIBA MAIS

    A Nasa optou por retornar Wilmore e Williams à Terra não antes do final de março de 2025 a bordo da cápsula SpaceX Crew-9, que está atualmente acoplada do lado de fora da estação espacial. A dupla não retornará para casa antes que o próximo voo, Crew-10, chegue à estação espacial.

    SAIBA MAIS

    Quando Williams e Wilmore retornarem para casa, eles terão passado quase 10 meses no espaço. Em uma entrevista anterior à CNN na semana passada, o ex-administrador da Nasa Bill Nelson, que liderou a agência sob a administração Biden e deixou o cargo quando o presidente Donald Trump assumiu o cargo em 20 de janeiro, falou em profundidade sobre a decisão da agência de estender a permanência dos astronautas no espaço, enfatizando que a determinação foi feita com a segurança dos astronautas em mente — e apesar das objeções da Boeing.

    SAIBA MAIS

    No entanto, o CEO da SpaceX, Elon Musk, publicou em sua plataforma de mídia social X na terça-feira alegando que os astronautas estavam “presos” no espaço. “O @POTUS pediu à @SpaceX para trazer de volta os 2 astronautas presos na @Space_Station o mais rápido possível. Faremos isso. Terrível que a administração Biden os tenha deixado lá por tanto tempo”, afirmou Musk em uma publicação.

    SAIBA MAIS

    Trump compartilhou sentimentos semelhantes em sua plataforma de mídia social Truth Social, postando: “Acabei de pedir a Elon Musk e à @SpaceX para ‘irem buscar’ os 2 bravos astronautas que foram virtualmente abandonados no espaço pela Administração Biden. Eles estão esperando há muitos meses na @Space Station. Elon logo estará a caminho. Esperamos que todos fiquem seguros. Boa sorte, Elon!!!”

    SAIBA MAIS

    Quando a CNN entrou em contato com a Nasa para comentários, a agência informou que “a Nasa e a SpaceX estão trabalhando rapidamente para trazer de volta com segurança os astronautas da missão SpaceX Crew-9, Suni Williams e Butch Wilmore, o mais breve possível, enquanto também se preparam para o lançamento da Crew-10 para completar a transição entre as expedições.”

    SAIBA MAIS

    “A SpaceX trará Butch e Suni de volta em uma nave Dragon Crew 9 em uma rotação regular após a chegada da Crew 10. A transição de uma tripulação para outra é importante para manter a ISS e manter todos os astronautas seguros”, disse Nelson em uma declaração anterior à CNN.

    SAIBA MAIS

    Apesar da duração inesperadamente longa de sua estadia, à qual os astronautas estão acostumados a experimentar ao longo de dias, semanas ou meses, Wilmore e Williams permaneceram em bom estado de espírito e disseram que não se sentem “presos”. Williams realizou recentemente sua oitava caminhada espacial em 16 de janeiro ao lado do também astronauta da Nasa Nick Hague.

    SAIBA MAIS

    “É simplesmente uma grande equipe e — não, não nos sentimos como náufragos”, disse Williams durante uma entrevista em 8 de janeiro com o então administrador da Nasa Nelson. “Eventualmente queremos ir para casa porque deixamos nossas famílias há algum tempo, mas temos muito o que fazer enquanto estamos aqui.”

    SAIBA MAIS

    Nasa aponta melhores fotos da Estação Espacial Internacional em 2024

    SAIBA MAIS

    Com Informações: CNN Brasil

    SAIBA MAIS

    Gostou deste story?

    Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

    Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

    Portal Gurupi