Os brasileiros que estavam detidos em Israel desembarcaram em São Paulo na manhã desta quinta-feira (9). O grupo estava em uma Flotilha, rumo à Gaza para entrega de insumos básicos para a população.
A abordagem aos navios foi realizada por militares fortemente armados, em uma operação que gerou repercussão internacional devido às imagens impressionantes do momento da interceptação. Após a detenção, os brasileiros foram levados para outro país antes de serem deportados.
Em coletiva de imprensa no Aeroporto de Guarulhos, os brasileiros comemoraram a notícia da porta-voz do governo de Israel, que declarou que o país assinou o rascunho final da primeira fase do acordo com o Hamas, que faz parte do plano de cessar-fogo na Faixa de Gaza, do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
"É um momento de muita emoção, num dia importantíssimo em que foi declarado um cessar fogo, mas nossa luta continua. A Flotilha foi uma ação importantíssima para dar visibilidade", disse Lara Souza, coordenadora da organização "Global Sumud Flotilha", responsável pela iniciativa.
"A gente passou por muitas dificuldades, mas a gente tem certeza que essas dificuldades não chegam nem próximo ao que povo palestino vem sofrendo. Então para nós não há melhor notícia do que saber que hoje tem um cessar fogo momentâneo", completou a deputada Luizianne Lins (PT-CE), que era uma das detidas por Israel.
Com Informações: CNN Brasil
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!