Cientistas criam teia do Homem-Aranha em laboratório; entenda

Cientistas conseguiram desenvolver uma substância que se parece com as teias jogadas por aranhas — assim como a dos personagens de histórias em quadrinho (HQs) da franquia Homem Aranha.

SAIBA MAIS

Usando a seda produzida pelos bichos-da-seda, lagarta da mariposa Bombyx mori, os pesquisadores dissolveram o composto até chegarem na fibroína, proteína que se solidifica em uma fibra quando exposta ao ar.

SAIBA MAIS

  • Fóssil de vômito animal de 66 milhões de anos é descoberto na Dinamarca

  • SAIBA MAIS
  • Telescópio gigante buscará sinais de vida extraterrestre e estrelas antigas

  • SAIBA MAIS
  • Mamífero raro da Califórnia é fotografado pela primeira vez

  • SAIBA MAIS

    A descoberta foi feita sem querer pelo cientista Marco Lo Presti, professor assistente de pesquisa na Tufts University, nos Estados Unidos, e os resultados foram publicados na revista científica Advanced Functional Materials.

    SAIBA MAIS

    “Eu estava trabalhando em um projeto para fazer adesivos extremamente fortes usando fibroína de seda e, enquanto limpava meus objetos de vidro com acetona, notei um material semelhante a uma teia se formando no fundo do vidro”, disse ele em um comunicado à imprensa.

    SAIBA MAIS

    Inspirados na natureza, os participantes do laboratório de pesquisa Silklab da universidade norte-americana desenvolveram de forma pioneira colas que funcionam debaixo d’água, sensores que se aderem a qualquer superfície, revestimentos comestíveis que podem estender a vida útil dos produtos, entre outras tecnologias.

    SAIBA MAIS

     

    SAIBA MAIS

    Para produzir a “teia de aranha”, os pesquisadores dissolveram a fibroína com solventes orgânicos — como etanol ou acetona — e adicionaram dopamina, o que permitiu que o processo de solidificação ocorresse quase imediatamente.

    SAIBA MAIS

    As fibras criadas são altamente resistentes e grudam facilmente em qualquer superfície. Nos testes, o composto jogado por uma agulha para imitar as teias dos HQs provou que conseguiu pegar objetos com mais de 80 vezes seu próprio peso.

    SAIBA MAIS

    Os pesquisadores demonstraram isso pegando um casulo, um parafuso de aço, um tubo de laboratório flutuando na água, um bisturi parcialmente enterrado na areia e um bloco de madeira a uma distância de cerca de 12 centímetros.

    SAIBA MAIS

    Por que o metal parece mais frio que outros materiais? Entenda

    SAIBA MAIS

    Com Informações: CNN Brasil

    SAIBA MAIS

    Gostou deste story?

    Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

    Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

    Portal Gurupi