Dançando Além das Fronteiras: primeiro documentário de dança paraense é lançado neste domingo, 15

Neste domingo (15), o documentário "Dançando Além das Fronteiras", primeiro documentário de dança paraense gravado fora do Brasil, será exibido na sala de cinema do Centro Mulheres de Barro, em Parauapebas, sudeste do Pará.

SAIBA MAIS

O longa-metragem filmado na Argentina, foi gravado em três cidades argentinas: Buenos Aires, Bariloche e Lago Puelo, em fevereiro de 2024, e acompanhou um intercâmbio de dança entre bailarinos do estado do Pará e do Piauí, com bailarinos argentinos. Durante dez dias eles fizeram uma importante troca de técnicas e conhecimentos sobre a dança.

SAIBA MAIS

Com pouco mais de duas horas de duração, a produção audiovisual mostra como a dança pode ser uma linguagem universal que transcende fronteiras e culturas. No longa, os bailarinos paraenses ensinam aos argentinas as danças típicas do estado, como brega e carimbó, além do ballet clássico e contemporâneo, e danças urbanas.

SAIBA MAIS

Durante o intercâmbio, os brasileiros também aprenderam mais sobre as danças do país vizinho, como o famoso tango. Todos os workshops foram registrados com um olhar humano e artístico, trazendo depoimentos emocionantes que reforçam a importância da valorização e do investimento na arte e na cultura.

SAIBA MAIS

VEJA MAIS

SAIBA MAIS

Escola de Danças Clara Pinto leva 'Le Jardin Animé' ao palco do Theatro da PazEspetáculo reunirá alunos e bailarinos em dois atos para celebrar a arte da dança nesse centenário espaço

SAIBA MAIS

Viviane Batidão lança audiovisual gravado em Barcarena; assistaProjeto mostra como a artista leva a música e a dança paraense para os seus shows.

SAIBA MAIS

Antes mesmo do lançamento oficial, o "Dançando Além das Fronteiras" foi aprovado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), para exibição em TVs, agências de notícias e rádios públicas, como TV Brasil, Portal EBC e Rádio MEC. O documentário também foi aprovado para exibição em canais públicos estaduais e municipais.

SAIBA MAIS

Os bailarinos que compõem o elenco são os paraenses: Mayrla Andrade, Rose Monteiro, Wallace Luz, Victor Shynoda e Lindemberg Monteiro, além da Piauiense Caroline Cantuária. Eles foram selecionados durante a primeira edição do Dança Carajás Festival, realizada em 2023, em Parauapebas/PA, pela JA Produções Artísticas. Os artistas foram escolhidos como os melhores das suas categorias durante a competição.

SAIBA MAIS

Os bolsistas viajaram com tudo pago, incluindo passagem área, hospedagem, alimentação e transporte local. O custeio só foi possível graças à aprovação do projeto na Lei Paulo Gustavo do município de Parauapebas e pelo Edital de Cultura Digital – Lei Paulo Gustavo do Estado do Pará.

SAIBA MAIS

"Custear 100% dessa viagem foi uma forma de garantir que os bolsistas iriam conseguir sair do Brasil e aproveitar ao máximo essa oportunidade, pois nós sabemos que a questão financeira é uma barreira muito grande para quem vive da arte. Então, nós também decidimos eternizar esses momentos e transformar em um documentário que está incrível, por isso, eu convido todos a prestigiarem esse trabalho", explicou o diretor geral do documentário e do festival Dança Carajás, Jarbas Alves.

SAIBA MAIS

Para a professora e coreógrafa Mayrla Andrade, participar do intercâmbio e da gravação do documentário foi a realização de um sonho. "Eu cheguei até aqui pela dança. Isso me satisfaz! Eu convido meus parceiros bailarinos e coreógrafos a dançarem juntos essa dança".

SAIBA MAIS

A professora e coreógrafa Rose Monteiro falou sobre a felicidade em ver as experiências do intercâmbio sendo compartilhadas na produção audiovisual. "É muito emocionante ver a nossa arte e nossa cultura atravessando várias fronteiras. Isso te faz mais feliz".

SAIBA MAIS

O intercâmbio foi fruto de uma parceria com a professora e criadora da escola Danzarium de Bariloche, Monica Vega, que também atuou como coprodutora internacional. O documentário foi lançado primeiramente na Argentina, durante o Festival de Cinema de Bariloche, em novembro deste ano.

SAIBA MAIS

"É uma produção que aquece os nossos corações, que mostra que a linguagem da cultura rompe fronteiras e é para todos. Além tudo, eu posso dizer que ganhei uma família no Brasil, mais precisamente no Pará", contou Monica.

SAIBA MAIS

A direção de fotografia e a produção artística foram feitas pela produtora Joara Barros. A direção de imagem foi feita pela designer e filmmaker Polianna Carvalho. Já a direção de comunicação do documentário e as entrevistas foram feitas pelo jornalista paraense Andrey Araújo.

SAIBA MAIS

"Participar da gravação do primeiro documentário de dança paraense gravado fora do Brasil foi uma experiência incrível, ao mesmo tempo que uma responsabilidade enorme pela importância dessa produção internacional. Sem contar os desafios das gravações por conta das questões culturais, linguísticas e até mesmo climáticas da Argentina. Mas tudo isso se transformou em um trabalho lindo, que vale muito a pena conferir", disse Andrey.

SAIBA MAIS

Além de ser lançado de forma presencial em Parauapebas, o documentário será disponibilizado de forma simultânea no YouTube.

SAIBA MAIS

"A gente sabe que nem todo mundo consegue acompanhar esse lançamento presencialmente, mas, pode acompanhar online, pelo YouTube. Por isso eu peço a audiência de todos para esse trabalho que foi feito com muito carinho. Assistam e compartilhem com os amigos e familiares, para que todos possam ver a importância da valorização da arte, e como a dança pode mudar vidas", concluiu o diretor geral, Jarbas Alves.

SAIBA MAIS

Agende-se

SAIBA MAIS

Data, domingo, 15

SAIBA MAIS

Hora: 18h

SAIBA MAIS

Local: Sala de Cinema do Centro Mulheres de Barro - Alameda Castelo Branco, 107 - Qd 187. Rio Verde. Parauapebas 

SAIBA MAIS

Com Informações de: O Liberal

SAIBA MAIS

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Gurupi